O socialista José Gonçalves vai ser o candidato do PS à presidência da Câmara de Aljezur, cargo que assumiu em 2018 na sequência da perda do mandato de José Amarelinho, reeleito em 2017, anunciou a concelhia do partido.
Segundo o PS/Aljezur, o nome de José Gonçalves foi aprovado por unanimidade pelos órgãos concelhios numa reunião na passada sexta-feira, na qual foi também aprovado o nome de Manuel Cristo como cabeça de lista à Assembleia Municipal nas eleições autárquicas que se realizam este ano.
Em declarações à agência Lusa, o atual presidente da Câmara e candidato ao cargo disse ter ficado satisfeito “por ter sido a escolha unânime da concelhia, permitindo enfrentar os desafios que aí vêm”.
“A minha candidatura é no sentido de poder dar continuidade ao trabalho de capacitar o município com projetos que queremos concretizar, alguns em desenvolvimento e outros projetados, aproveitando a ‘bazuca’ que foi anunciada”, indicou.
Em 2018, José Gonçalves assumiu a presidência da Câmara de Aljezur depois de José Amarelinho ter sido condenado pelo Tribunal de Lagos à perda de mandato num processo de ilegalidades no licenciamento de construções em Vale da Telha, na década de 1990, quando exercia o cargo de vereador.
Antes de assumir a presidência em 2018, José Gonçalves exerceu durante mais de duas décadas cargos de vereador naquele município, tendo sido eleito pela primeira vez em 1997, pelas lista do PS, num executivo liderado pela CDU.
José Manuel Lucas Gonçalves nasceu em 20 de Junho de 1968 na freguesia de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa.
Foi professor de Ciências da Natureza entre 1991 e 1992, em Aljezur, tendo terminado o curso de Gestão Hoteleira em 1995 na Universidade do Algarve.