O empregado de mesa Celso Costa é o candidato da CDU à Câmara de Aljezur, um concelho “com problemas diversos que não encontram resposta” na maioria PS, que atualmente lidera o município.
“O concelho de Aljezur aspira a uma verdadeira mudança, que valorize o território e combata a especulação imobiliária e a sua descaracterização em nome do turismo, que promova a diversificação das atividades económicas, que valorize os trabalhadores da autarquia e as suas condições de trabalho”, lê-se numa nota hoje divulgada pela estrutura partidária.
Celso Jorge Pereira da Luz Alves Costa, de 44 anos, natural e residente em Bensafrim é, atualmente, eleito na Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, tendo sido antes eleito na Assembleia Municipal de Lagos.
O candidato foi membro do Conselho Municipal de Segurança e no Conselho Municipal da Juventude de Lagos, dirigente associativo e sindical, tendo dirigido o Sindicato da Hotelaria do Algarve.
Na mesma nota, a Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Os Verdes (PEV)defende ainda a concretização de “vários investimentos públicos que têm sido adiados” e a aposta “na cultura, no desporto e no movimento associativo e popular, que trate todas as juntas de freguesia sem discriminações”.
Sofia Costa, animadora sócio cultural de 48 anos, é a candidata da coligação à Assembleia Municipal, tendo sido eleita da CDU na Assembleia de Freguesia de Odeceixe entre 2005 e 2013.
Natural do Porto, mudou-se aos 19 anos para Odeceixe, tendo sido dirigente do Clube Desportivo Odeceixense e da Associação Almargem e, atualmente, dirigente do Conselho Português para a Paz e Cooperação.
Celso Costa tem como adversários já conhecidos na corrida à presidência da Câmara de Aljezur o atual presidente José Gonçalves (PS), Manuel Marreiros, antigo presidente da autarquia entre 1989 e 2009, e Hélder Cabrita (PSD/CDS-PP/MPT).
Marreiros vai voltar a concorrer ao cargo, como independente, 12 anos depois de ter deixado a liderança do município algarvio da Costa Vicentina.
Nas eleições autárquicas de 2017, o PS venceu com maioria absoluta, alcançando 58,6% dos votos num universo de 2.584 votantes, garantindo três dos cinco eleitos na Câmara Municipal.
A CDU foi a segunda força política mais votada (18,73%), seguida da coligação PSD/CDS-PP/MPT (16,52%), que elegeram ambas um vereador.
As eleições autárquicas realizam-se em 26 de setembro.