A CDU vai candidatar Alexandre Estradas à presidência da Câmara de Vila do Bispo (Faro) nas próximas eleições autárquicas, anunciou a coligação formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista Os Verdes (PEV).
Licenciado em Filosofia, Alexandre Estradas, de 25 anos, é funcionário da restauração em Sagres e membro do conselho fiscalizador do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve.
Militante comunista e membro do PCP de Vila do Bispo, foi candidato pela CDU à Assembleia de Freguesia de Budens naquele concelho algarvio do distrito de Faro nas eleições autárquicas de 2017.
Alexandre Estradas tem como adversários já conhecidos na corrida à presidência autárquica de Vila do Bispo Paula Freitas (PSD), João Graça (Chega) e Dino Lourenço (Movimento Independente) e Rute Silva (PS).
Rute Silva, a candidata indigitada pelo PS/Algarve, é a atual presidente do município, cargo que assumiu após Adelino Soares, que já não se podia recandidatar devido à limitação de mandatos, ter renunciado ao cargo em maio passado.
Eleito pela primeira vez em 2009, o socialista Adelino Soares renunciou ao mandato para assumir funções de vogal executivo na Algar, empresa de recolha, tratamento e valorização de resíduos do Algarve.
A CDU informou ainda que o estudante Bruno Boaventura, de 26 anos, vai ser o cabeça de lista à Assembleia Municipal nas próximas eleições autárquicas.
Nas eleições autárquicas de 2017, o PS obteve a maioria absoluta em Vila do Bispo, com 54,94% dos votos, elegendo quatro dos cinco lugares para Câmara Municipal, contra um da coligação formada pelo PSD/CDS-PP/MPT/PPM (23,92%).
Por lei, as eleições autárquicas têm de ocorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro, mas a data deste ano ainda não foi anunciada.