O engenheiro civil e vereador do PSD na Câmara de Monchique, José Chaparro, vai encabeçar a lista do CDS-PP como independente à presidência daquele município algarvio nas próximas eleições autárquicas, disse o próprio à Lusa.
Eleito nas listas do PSD como independente em 2017, José Chaparro, de 54 anos, é atualmente vereador na Câmara de Monchique em regime de permanência, com os pelouros das obras públicas, regeneração e reabilitação urbana e recursos hídricos do domínio público.
O candidato disse à Lusa que a decisão de aceitar o convite do CDS-PP para encabeçar a lista à Câmara Municipal “foi alvo de muita ponderação e teve em conta os incentivos de cidadãos locais e dos vários quadrantes políticos para continuar a lutar pelo futuro de Monchique”.
O CDS-PP volta assim a apresentar-se a sufrágio para a presidência da Câmara de Monchique 12 anos depois de o ter feito pela última vez.
Desde 2005 que o partido não apresentava candidato àquela autarquia.
Nesse ano, obteve 2,14% dos votos dos 4.435 votantes existentes então em Monchique, ano em que o PS alcançou a maioria absoluta (51,59%), seguido do PSD (39,53%) e CDU (3,49%).
“O objetivo da candidatura, constituída por uma equipa multidisciplinar, de pessoas qualificadas, honestas, trabalhadoras e da nossa terra, é promover o desenvolvimento de Monchique e criar condições de bem-estar e prosperidade para que as pessoas aqui possam viver e criar os seus filhos”, apontou.
José Chaparro defendeu que a sua candidatura “não é contra ninguém, mas sim para unir os monchiquenses, em torno de objetivos essenciais para a construção de um futuro coletivo”.
“Entre os objetivos, pretendemos criar condições para a fixação das nossas gentes no concelho, elaborar os instrumentos de ordenamento do território, fundamentais para a definição de uma estratégia de desenvolvimento local, criarmos condições para atrair investimento privado, privilegiando a diversificação da atividade económica, valorizarmos, enfim, o nosso território e os nossos recursos naturais”, apontou.
José Chaparro tem como adversários já conhecidos na corrida à presidência da Câmara de Monchique, André Varela (CDU), Paulo Alves (PS) e Bruno Estremores, indigitado pelo PSD.
Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD venceu com maioria absoluta, num universo de 3.487 votantes, ao garantir três dos quatro eleitos na Câmara Municipal.
O PS foi a segunda força política mais votada (37,45%), elegendo um vereador, seguido do movimento Cidadãos por Monchique (11,39%) e da CDU (4,07%).
As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 26 de setembro.