A candidatura de Carlos Ludovico à Câmara Municipal de Alcoutim foi esta terça-feira formalizada pelo presidente do Partido Social Democrata.
Licenciado em Engenharia Agronómica, o candidato é o atual chefe da Divisão de Agricultura, Estudos e Programação da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.
Carlos Ludovico, de 49 anos, é sobrinho do anterior autarca PSD de Alcoutim, Francisco Amaral, do qual foi assessor e adjunto durante dois dos cinco mandatos que completou.
Tem uma pós-graduação em administração autárquica e desenvolvimento regional, pela Universidade do Algarve. É mestre em desenvolvimento sustentável dos espaços rurais, pela Universidade do Algarve. Desempenhou várias funções técnicas em Alcoutim onde se destaca a coordenação do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal do Algarve Oriental.
“Diferenciar Alcoutim pela positiva”, é um dos desígnios desta candidatura, que “abraça um concelho estigmatizado pela imagem da desertificação e despovoamento, problemas estruturais e crescentes e sobre os quais têm recaído estratégias pouco sustentáveis a longo prazo, por não se alicerçarem num efetivo plano de ação, com ações concretas e articuladas com todos os fundos/apoios que as possam financiar”.
Alcoutim é um concelho com menos de 3.000 habitantes, uma área de 575,5km2 e um índice de envelhecimento, em 2019, de 650,8%, profundamente ligado à ausência de políticas públicas de incentivo à criação de emprego e fixação de jovens.
Segundo refere o PSD de Alcoutim em comunicado, “esta candidatura pretende incutir uma nova dinâmica aos destinos do Alcoutim, com a definição de planos de ação articulados e abertos à participação institucional e comunitária”.
A candidatura de Carlos Ludovico conta com uma equipa movida pela vontade de trabalhar por um Alcoutim que seja passado, seja presente, mas também onde haja Futuro.