A coligação candidata aos órgãos autárquicos “Unidos por Faro” (PSD, CDS-PP, IL, MPT e PPM) anuncia que Bruno Lage será candidato a um segundo mandato à Presidência da União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) nas eleições autárquicas.
“Aos 44 anos de idade Bruno Lage é assim uma escolha na continuidade, depois de um mandato que imprimiu um novo ritmo a esta União de Freguesias (UF), o que vem sendo publicamente reconhecido por todos os sectores da comunidade”, afirma a coligação em comunicado.
Após a vitória eleitoral obtida em 2017, Bruno Lage e a sua equipa “desenvolveram desde o primeiro dia um trabalho aturado em todos os territórios da jurisdição – da cidade às zonas rurais, sem esquecer as ilhas-barreira e os seus núcleos habitacionais”. O resultado desta estratégia foi “evidente e merecedor de diversos reconhecimentos oficiais, de que foi exemplo mais recente a designação da UF de Faro como a mais sustentável freguesia do País no âmbito da 3.ª edição dos Galardões Eco-Freguesias XXI”.
Para além de Engenheiro do Ambiente e Mestre em Gestão e Políticas Ambientais, áreas às quais dedicou parte significativa da sua carreira profissional, Bruno Lage tem o certificado de competências de formador.
Residente em Faro, foi deputado municipal de 2005 a 2009 e membro do conselho geral da Fagar. Foi dirigente do Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve e, em 2009, foi um dos fundadores da organização não-governamental de ambiente e património, Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, sendo presidente da Direção até 2014.
Bruno Lage foi ainda membro da equipa dinamizadora do Movimento Cívico “Cidades pela Retoma” e do projeto internacional “Global City 2.0.” Para além disso foi, de 2006 a 2013, membro da Direção Nacional da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (APEA).
Durante o mandato 2013/2017 foi presidente do Conselho de Administração da Ambifaro, E.M. e, no último ano, foi presidente do Rotary Club de Faro cargo que deixou há dias. É, ainda, pice-presidente da Comissão Política concelhia do PSD de Faro e foi convidado para integrar o CEN – Conselho Estratégico Nacional do PSD para a área do Ambiente e Energia.
Rogério Bacalhau, presidente da Câmara e recandidato pela coligação a terceiro mandato, diz que: “Bruno Lage fez um excelente mandato e demonstrou a todos os farenses que a União das Freguesias podia ter um papel determinante no desenvolvimento do concelho e no apoio às populações. Foi exatamente isso o que aconteceu nas diversas dimensões da gestão autárquica, como o espaço público, o ambiente, as áreas verdes, o património e a cultura e, muito em particular, implementando um conjunto de valorosas iniciativas para apoiar quem mais precisou em tempo de pandemia”.
Para o presidente da Câmara, esta recandidatura é, pois, “uma excelente escolha na continuidade, de que muito beneficiará a nossa comunidade”.
O acordo da coligação candidata aos órgãos autárquicos “Unidos por Faro” será assinado esta sexta-feira, no Museu Municipal de Faro, numa cerimónia que contará com a presença de todas as forças políticas que compõem esta coligação (PSD, CDS-PP, IL, MPT e PPM).