Os candidatos CDU à Assembleia de Freguesia do Montenegro foram apresentados na passada quinta-feira, 22 de Junho, no Largo do Povo daquela localidade.
Os nomes dos candidatos foram todos anunciados, permitindo assim que as dezenas de participantes que assistiam à apresentação ficassem a conhecer os homens e mulheres que vão concorrer nas listas da CDU à freguesia do Montenegro. A iniciativa contou com a presença de todos os primeiros candidatos a outros órgãos autárquicos do concelho de Faro, assim como o mandatário concelhio Joaquim Barbio.
O comício contou com a intervenção de Catarina Marques e António Mendonça, candidatos à Assembleia de Freguesia do Montenegro e à Câmara de Faro, respectivamente.
Catarina Marques destacou o carácter distintivo do projecto CDU para a defesa dos interesses e melhoria das condições de vida da população do Montenegro, apostando numa relação de proximidade com a população e procurando ouvir e estar presente para a resolução dos muitos e graves problemas com que o Montenegro se confronta após sucessivos mandatos de PSD na Junta de Freguesia, tendo referido exemplos como “os problemas de ausência de planeamento urbanístico, com destaque aos problemas de estacionamento e segurança rodoviária; o ataque às populações da Praia de Faro, assim como a sua acessibilidade, e restrições à sua utilização balnear; o desaproveitamento da potencialidade da presença de infra-estruturas de grande relevância para o concelho, e mesmo a região, como são o Pólo da Universidade do Algarve ou o Aeroporto”.
Foi também destacado o carácter distintivo da intervenção CDU realizada neste actual mandato na Assembleia de Freguesia do Montenegro, como na denuncia dos problemas levantados pela privatização da ANA Aeroportos, pelo então governo do PSD/CDS; na defesa intransigente dos direitos das populações das Ilhas-Barreira, ao direito de se viver, trabalhar e produzir na Ria Formosa; contra o encerramento da dependência da CGD nas Gambelas; na defesa da escola pública; ou contra as portagens na Via do Infante, entre outros.
António Mendonça, no uso da palavra, valorizou o muito trabalho que os eleitos CDU têm feito em todos os órgãos autárquicos do concelho de Faro, sempre articulado, e em coerência com posições regionais e nacionais e a intervenção na Assembleia da República. Apelou também a que o Montenegro continue a apostar na CDU como factor de crescimento e desenvolvimento, e que pode contar com a equipa de candidatos agora apresentados.