A delegada de saúde, Ana Cristina Guerreiro, determinou este domingo à tarde a suspensão das aulas presenciais do 1º e 2º Ciclos de todos os Agrupamentos de Escolas, de ensino público e privado, nos municípios de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão e São Brás de Alportel.
Segundo o comunicado da Autoridade de Saúde Regional do Algarve, esta medida tem “um período previsível de 12 dias” a iniciar esta “segunda-feira, dia 28 de junho”.
A medida é justificada “com base no princípio da precaução, na sequência da existência de 816 casos confirmados ativos de COVID-19, com uma Taxa de Incidência a 14 dias (número de casos por 100.000 habitantes) de 583 para Albufeira, 329 para Faro, 448 para Loulé, 403 para Olhão e 326 para São Brás de Alportel”.
Devido à “gravidade da situação, de modo a conter cadeias de transmissão”, esta determinação, que coincide com o final do ano letivo, “será monitorizada permanentemente e revista no dia 9 de julho, com análise da situação epidemiológica dos municípios nessa data”.
O comunicado salienta que “a investigação epidemiológica está em curso e será garantida a vigilância de contactos pelas autoridades de saúde / delegados de saúde e serviços de saúde pública, que irão identificar e manter em isolamento profilático e vigilância os contactos diretos dos casos confirmados, com o apoio permanente das forças policiais”.
A Autoridade de Saúde Regional do Algarve avisa ainda a comunidade educativa das escolas que, “caso surjam sinais ou sintomas deverá ser contactada a Linha SNS24 (808 24 24 24)”.