Aulas de danças sociais estão a contribuir para um envelhecimento ativo e saudável em Quarteira.
O projecto, promovido pela Junta de Freguesia de Quarteira, já conta com três anos de actividade e dá oportunidade à população com mais de 50 anos de aprender, praticar danças, bem como criar relações interpessoais em grupo.
As aulas decorrem semanalmente no Auditório da Junta de Freguesia e dividem-se em dois grupos. Para casais ou pessoas do mesmo agregado familiar, com aula às quintas-feiras, das 14:30 às 15:30 e outro grupo para pessoas singulares, com aula às quintas-feiras, das 16 às 17 horas.
As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira, 7 de setembro, na secretaria da Junta de Freguesia ou aqui.
A participação é sujeita às vagas existentes, sendo apenas exigido o pagamento de um seguro anual no valor de dez euros.
A Junta de Freguesia de Quarteira salienta que a “dança tem inúmeros benefícios para a população sénior. Para além do exercício físico que é tão importante nesta faixa etária, esta atividade ajuda na melhoria da saúde mental e, consequentemente na qualidade de vida”.
Tendo consciência da importância que este projeto tem na qualidade de vida da população e, sem descurar as medidas excecionais que a situação pandémica atual exige, a Junta de Freguesia de Quarteira “abre as inscrições, implementando as medidas de redução de eventual risco de transmissão do Covid-19”.
Estas medidas compreendem, essencialmente, condições específicas de funcionamento, regras de higiene, etiqueta respiratória e distanciamento físico.
Os primeiros três anos do projeto foram “um sucesso, tendo contado com várias dezenas de alunos motivados”.
“A dinamizadora das aulas, Larisa Shumskaya, formada pela Universidade de Artes de Tombov, na Rússia, procura desenvolver o gosto pela dança, pela cultura e pelas artes na comunidade local”, conclui a Junta de Quarteira.