O Atrium Faro, o centro comercial construído no espaço que outrora foi o Cinema Santo António e que se encontra fechado desde há vários anos, vai dar lugar a um hotel com 80 quartos.
O pedido de informação prévia para a obra de reconversão daquele espaço no coração da baixa da cidade de Faro vai ser levado a discussão na sessão de reunião de Câmara da próxima segunda-feira, num projecto que ao POSTAL fonte da autarquia classificou de “muito interessante”.
A informação e análise prévia do pedido apresentado à autarquia farense esteve hoje a ser ultimado pelos serviços camarários e entrou, só ao fim da tarde, na agenda da reunião do executivo da próxima semana.
Este pedido, ao que o POSTAL apurou junto de fonte ligada ao procedimento administrativo, “permitirá a entrada em obra a muito curto prazo, caso assim o deseje o investidor”.
Conheça o investidor
O investidor que promete revolucionar o espaço é uma sociedade gestora de patrimónios sociais denominada Humbria Investimentos SGPS, com vários investimentos na zona de Albufeira.
À cabeça da sociedade está, de acordo com o que o POSTAL apurou, o empresário José Humbria Correia de Sousa Brazão e este é o primeiro investimento da empresa em Faro, sendo que é um investidor na área do imobiliário, construção e hotelaria com créditos firmados em Albufeira.
Na compra do Atrium Faro a empresa algarvia ultrapassou um consórcio que cria implementar em Faro um conceito de hub center – destinado a empresas da área do software e inovação – oferecendo aos detentores do imóvel da baixa da cidade – o Millenium BCP – mais 200 mil euros do que a oferta colocada pelo consórcio perdedor.
Saiba mais sobre o projecto
80 quartos numa unidade hoteleira de quatro estrelas criada de raiz a partir do edifício existente nos quase três mil metros quadrados de área de implantação do antigo Atrium Faro são a ideia da empresa que quer colocar o hotel no espectro superior da classificação de quatro estrelas.
Outra das particularidades da ideia pensada para o local é a criação de um circuito pedonal por debaixo do edifício que alojará o hotel ligando assim com esta via uma ligação directa em a Rua Vasco da Gama e a Rua de Santo António.
Para manter, apurou o POSTAL, será a praça interior já existente nas traseiras do edifício (acesso à Rua Vasco da Gama), e no edifício estão previstos três espaços comerciais de pequena dimensão, ao nível térreo, aproveitando assim o acesso entre as duas ruas da baixa farense.
A sala de cinema existente no Atrium será demolida, uma necessidade face ao espaço que é preciso criar para acolher os quartos e demais espaços da unidade hoteleira.
Com este projecto hoteleiro a cidade de Faro fará subir a oferta hoteleira de quatro estrelas de 223 para mais de 300 quartos.