A cerimónia comemorativa dos 40 anos da Associação Regional de Vela do Sul (ARVS) realizou-se no passado dia 12 de Outubro, no Auditório da Delegação do IPDJ de Faro
A iniciativa contou com as presenças de todos os associados da coletividade, seus dirigentes, treinadores, atletas assim como como de Custódio Moreno, diretor do IPDJ de Faro, António Roquete, presidente da Federação Portuguesa de Vela, comandante Fernando Rocha Pacheco, comandante da Zona Marítima do Sul, Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro, do Rui Martins, diretor do Desporto Escolar do Algarve, de Fátima Catarina, vice-presidente do Turismo do Algarve, e demais entidades públicas e privadas.
Nesta “festa da vela algarvia”, conforme referido pelo presidente da ARVS, Ricardo José, a atual Direção homenageou os antigos presidentes da ARVS, com a atribuição de uma medalha de honra, para agradecer o trabalho desenvolvido ao longo destes 40 anos na promoção, desenvolvimento e coordenação da vela a Sul de Portugal.
Foi também homenageado com a medalha de mérito desportivo, o atleta, Hugo Rocha, o mais medalhado velejador algarvio de sempre, com 7 medalhas de campeão do mundo em diferentes classes e medalha olímpico nos Jogos olímpicos de Atalanta em 1996, com uma medalha de bronze.
Por fim, realizou-se a cerimónia de estrega dos troféus aos vencedores das diferentes classes de vela, do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira e Vela de Cruzeiro da época desportiva 2020/2021.
No seu discurso, o presidente da Associação Regional de Vela do Sul disse que “tudo começou a 14 de julho de 1981, quando um grupo de pessoas ligados aos Clubes e à vela, fundaram esta associação” e passados 40 anos de vida, “esta Associação continua a trabalhar para promover, coordenar, planear e apoiar o desporto da vela, nas suas múltiplas formas, e ser considerada hoje, uma referência Nacional das Associações Regionais de Vela”.
“O êxito desta Associação resulta do trabalho diário de um conjunto de pessoas, que fazem da vela um modo de vida, e que ao longo dos anos, se têm dedicado aos Clubes e à Região”, destaca Ricardo José, enaltecendo os “seus principais intervenientes, os dirigentes, os atletas, os treinadores, os árbitros e demais pessoas ligadas aos clubes”, sem os quais “nada disto seria possível”.
Mas, “a vela precisa de mais, precisa da ajuda não só das autarquias e entidades regionais, mas de todos, sem exceção. Precisa principalmente de apoio financeiro para fazer crescer a vela. Pois a matéria-prima, os clubes sabem como trabalhar. Diariamente, centenas de profissionais debatem-se com dificuldades financeiras e com escassez de apoios”, afirma o dirigente, acrescentando que “é tempo de olhar para o futuro desta modalidade histórica, que bastante notoriedade e resultados tem dado ao desporto português”.
“Aqui formaram-se os principais atletas de renome nacional e internacional, que ganharam títulos e provas além fonteiras, e clubes organizaram provas dignas de grande reconhecimento”, lembra Ricardo José, “por isso, é importante olhar para a vela com outros olhos e outras vontades, para que juntos, tenhamos uma modalidade, mais valorizada e atrativa, com uma aposta forte no desporto escolar e na captação de jovens atletas, motivando ao mesmo tempo, os nossos jovens a continuar a prática da modalidade”.
No final da cerimónia, teve lugar o esperado soprar das 40 velas de aniversário, desejando os presente à vela da Região Sul, “os melhores sucessos desportivos e mais 40 anos de saúde”.