“Aonde a porta te abrem, honra te fazem”. A UNESCO fez jus ao provérbio e abriu as portas à Associação Internacional de Paremiologia (AIP), o que permite à Associação trabalhar em conjunto com o mais importante organismo internacional nas áreas da Cultura e da Educação.
A AIP assinou este sábado um protocolo que visa a criação do Clube UNESCO de Paremiologia, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tavira, pelas 15 horas.
A instituição com sede em Tavira e que se dedica aos provérbios populares vê, ao fim de precisamente oito anos de existência, o seu trabalho reconhecido, com a criação de um Clube “cuja finalidade é pôr em prática os objectivos fundamentais daquela organização internacional que tutela as áreas da Educação e Cultura no âmbito da ONU”, explicou ao POSTAL Rui Soares, presidente da AIP.
Jorge Lobo de Mesquita, representante da Comissão Nacional da UNESCO, declarou ao POSTAL que “este passo é um acto de coragem da parte da associação e da Câmara de Tavira, que acolheu e apoiou a criação desta instituição”.
A cerimónia contou, para além das entidades envolvidas na assinatura do protocolo, com a presença da directora regional da Cultura, Alexandra Gonçalves, e do presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, que aproveitou a ocasião para referir que “é uma grande honra para o município, que se compromete a continuar a dar destaque ao trabalho feito pela Associação”.
Para Jorge Botelho, a assinatura deste protocolo “é, acima de tudo, um incentivo para continuar o trabalho que está a ser feito pela AIP”.
“A assinatura deste protocolo vem reconhecer o esforço que a AIP tem feito na divulgação do significado e do valor do que é o património oral nacional e internacional”, declarou ao POSTAL Alexandra Gonçalves, directora regional da Cultura. Acrescentando ainda que “é muito importante sublinhar que este é um reconhecimento que vai além das fronteiras do Algarve”.
Contribuir para a paz e segurança no mundo, através da educação, da ciência, da cultura e das comunicações são os princípios fundamentais da UNESCO, o que na voz de Rui Soares não difere muito do trabalho que tem vindo a ser feito pela Associação. “O nosso objectivo desde o início foi trabalhar para que a Associação servisse o bem comum, e este continua a ser o nosso objectivo”, garante o presidente da AIP.
Única associação no mundo que estuda os provérbios
A Associação Internacional de Paremiologia é a única associação no mundo que estuda os provérbios e compromete-se, com a assinatura deste protocolo, a orientar toda a sua actividade em função das finalidades da UNESCO, assumindo entre muitos outros, o dever de desenvolver e produzir materiais pedagógicos e programas de formação na área da educação não formal, isto é, fora das escolas.
“Os Clubes são estruturas flexíveis e portanto como actuam de uma forma mais informal têm uma agilidade maior para poder contribuir para a promoção do exercício da cidadania e em torno de questões de educação”, frisou Rui Soares.
Rui Soares foi um dos fundadores desta Associação, que tem presença em vários países e que conta com cerca de 250 associados pelo mundo fora.
Em termos de nações, Rui Soares refere que “é complicado escolher qual é a mais rica no que toca a provérbios”, mas garante que “a nossa é riquíssima”. “Os países de Leste, a Finlândia e África em geral, também são um bom exemplo nesta área”, sugere o ex-professor de matemática.
Recorde-se que esta é a segunda vez que Tavira se vê reconhecida pela UNESCO. A primeira foi quando se elegeu esta cidade enquanto comunidade representativa da Dieta Mediterrânica portuguesa, que está classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Desta feita, Tavira é a cidade onde está sediada esta associação única no mundo inteiro e que se associa agora à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
(Com Ricardo Claro)