A Associação de Guias Intérpretes do Algarve (AGIGARVE) lançou uma petição para a Regulamentação das Profissões de Turismo.
Segundo informa a associação em comunicado, a petição, “está a ter em menos de 24 horas grande adesão a nível nacional de vários profissionais do sector turístico (cerca de 1.350 signatários)”.
O objetivo é “conseguir as 10.000 assinaturas para poder apresentá-la na Assembleia da República, pelo que a mesma, já foi apresentada aos Deputados eleitos pelo Algarve através dos seus respetivos líderes”.
A AGIGARVE explica que “em 2011, na sequência da Directiva Bolkenstein, várias categorias profissionais foram desregulamentadas, muitas delas ligadas ao Turismo”, acrescentando que “nos anos seguintes assistimos a uma liberalização desregulada, que criou uma anarquia em vários sectores, com a consequente queda da qualidade dos serviços oferecidos”.
“Num momento em que celebramos prémios internacionais, recebidos num ano em que o sector do Turismo praticamente esteve paralisado, é, no entender dos Profissionais de Turismo que foram profundamente afectados pela referida Directiva, que Portugal entendeu tomar como lei, o tempo certo para reflectir e preparar o regresso à actividade turística em pleno e com regras que protejam o sector e os Profissionais que o dignificam e nele trabalham”, pode ler-se na petição.
Assim, a associação entende “ser o momento certo para, em plena Assembleia da República, se voltar a discutir a regulamentação das Profissões de Turismo, melhorando a qualidade dos serviços prestados e dando alguma protecção a todos os que trabalham numa área responsável por cerca de 20% do PIB”.
“O Turismo e os seus profissionais merecem que se volte a regulamentar, a definir regras, a dar credibilidade, especialmente nestes tempos em que lutamos contra as maiores adversidades com que nos deparamos desde sempre”, conclui.