Para celebrar o seu 28º aniversário, a Associação Social e Cultural de Almancil (ASCA) decidiu homenagear Hermes Alberto, presidente da Direção da ASCA e figura ilustre da freguesia de Almancil, que partiu inesperadamente.
Com o I Concurso de Poesia Hermes Alberto, deu-se “continuidade à atividade poética que por ele e pelos restantes membros dos órgãos sociais da instituição sempre foi de fulcral importância cultural”.
No concurso participaram 26 poetas, dos quais foram selecionados três grandes vencedores, que foram posteriormente anunciados no passado dia 19 de agosto.
“No contexto sensível em que a comunidade vive atualmente foi uma forma de não descurar a cultura e esta sua vertente, que ano após ano tem acompanhado a ASCA”, afirma a associação em comunicado e conclui ainda que “o ano de 2020 não foi diferente até porque quem pensava nestas manifestações culturais merecia tal homenagem.”
Em primeiro lugar, ficou o poema de Jaime M. Mendonça intitulado “A Pandemia”. O poeta recebeu uma tela elaborada por José Silva e Manuel Miguel, utentes da ERPI da ASCA, e que foi entregue pela presidente da associação, Dora Olival.
Em segundo lugar, ficou Alicia Lobo com o poema “Desmascarados”. O prémio foi uma tela elaborada por Benvinda Galvão e Filipe da Fonseca, utentes da ERPI da ASCA, e que foi entregue pela presidente da Direção da ASCA, Dora Olival.
Em terceiro lugar, ficou o poema “Vidas Desfeitas” de Eleutéria Pires. A tela foi elaborada por José Arvela e Francisco Ricardo, utentes da ERPI da ASCA, e que foi entregue por Dora Olival.