O XVII Encontro de Música Antiga de Loulé apresenta este sábado, pelas 21.30 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Querença, um concerto conjunto do Ensemble de Flautas de Loulé e do Trio de Violas de Gamba do Porto, num programa de música instrumental do Renascimento e do Período Barroco.
Os jovens do agrupamento louletano apresentar-se-ão em concerto com o Trio de Violas da Gamba do Porto, constituído por Xurxo Varela, Esperanza Mara e Ana Sousa.
Fundado pelo professor Francisco Rosado, recentemente falecido, o Ensemble de Flautas foi constituído em Dezembro de 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé.
Tem-se apresentado em audições escolares, em igrejas – como sucedeu em Alte, Boliqueime, Loulé, Querença, Salir, Quarteira, Tavira, Lagoa – e noutros espaços culturais: Casa da Cultura e Galeria de Artes do Convento Espírito Santo em Loulé, Museu Arqueológico Infante D. Henrique em Faro, Escola Superior de Educação de Setúbal, Conservatório Regional do Algarve Maria Campina em Faro, Instituto Superior Afonso III em Loulé. E mais recentemente no concerto de alunos do I Encontro de Consorts de Flautas de Loulé em Março de 2008 e em momentos musicais integrados no Festival MED de 2008, 2009, 2010 e 2011, bem como no Festival Clássica em Cacela em 2009. Esteve também em concerto no Convento dos Remédios em Évora e na Igreja de San Alberto em Sevilha.
Gravou até ao momento três CD’s, com peças da Idade Média ao século XX, com apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições do Encontro de Música Antiga, que anualmente se realiza neste Concelho.
A revista americana American Recorder e a revista inglesa The Recorder Magazine – revistas especializadas em flauta de bisel – publicaram, respectivamente em Janeiro e Março de 2003, artigos sobre a participação do Ensemble no IV Encontro de Música Antiga de Loulé.
Alguns elementos do grupo participaram nas masterclasses lecionadas por prestigiados flautistas europeus.
Mantém intercâmbios musicais com o Ensemble de Alaúdes de Évora, o Coro de Câmara Vozart, o Ensemble de Flautas de Sevilha e o grupo vocal Canticorum, entre outros.
O concerto tem entrada livre.