O Largo do Tribunal de Loulé acolhe, entre 13 e 17 de Julho, a Feira Popular de Loulé, que integra a XXV Feira de Artesanato “Saberes e Sabores, Artes e Tradição”.
Inspirado no certame que nos anos de 1946 e 1952 animou a antiga Quinta do Pombal (hoje Parque Municipal de Loulé), com assinalável êxito, esta Feira Popular de Loulé é uma iniciativa da câmara local que “pretende reavivar um antigo evento de beneficência e oferecer à cidade e aos seus habitantes uma opção diversificada de entretenimento e animação nas noites quentes de Verão”, explica a autarquia em nota de imprensa.
Prosseguindo o objectivo de divulgar o artesanato regional e promover os artesãos e produtores locais, o certame constitui igualmente um ponto de encontro para todos aqueles que valorizam as várias formas de expressão artesanal.
Assim, para além do artesanato tradicional, onde se destacam os artigos em palma, sisal, os bonecos de pano e madeira, as rendas e bordados, a cerâmica, a olaria, as artes decorativas, a feira possuí também expositores que trazem à cidade os ricos e saborosos produtos agro-alimentares do interior do concelho.
Como sempre, os artesãos vão estar a trabalhar ao vivo para que os visitantes possam ver a execução dos produtos exclusivos que também podem ser adquiridos no local.
Em destaque a cozinha tradicional algarvia
Paralelamente, o evento oferece ao visitante a oportunidade de apreciar os sabores da cozinha tradicional algarvia nas diversas tasquinhas existentes no local, bem como desfrutar de um espectáculo de folclore ou música tradicional portuguesa, num programa de animação musical diário.
Assim, amanhã, dia 13, a partir das 20.30, haverá um desfile e danças com o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé. Às 22 horas, haverá um espectáculo com a fadista Joana Amendoeira.
Flor de Sal (21h) e Os Centelha (22h) são as propostas para o dia 14. No dia seguinte, o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé promove um workshop de danças às 20.30, enquanto que a partir das 21.30 haverá um baile com o Grupo Bailasons.
No sábado, realiza-se o 39º Festival do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé “Ecos do Passado”, em que participam, para além dos anfitriões, o Rancho Típico de Mira – Os Barqueiros do Mondego (Coimbra), o Grupo Folclórico Os Pescadores da Costa da Caparica, o Rancho Regional de Fafel e o Grupo Coral Bafos de Baco (Cuba).
O programa musical encerra com a actuação dos Irmãos Verdade, às 22 horas do dia 17.
As crianças também não serão esquecidas neste certame e, para além do tradicional carrossel, os mais novos terão outros pontos de diversão a piscina das bóias, o insuflável, a parede de escalada e a tenda de animação infantil a cargo da Casa da 1ª Infância, com actividades diárias.
A feira é de entrada livre e funciona das 20 às 00 horas.