No dia 1 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Música. A música é considerada a mãe de todas as artes. Eduardo Lourenço definiu-a como “poesia de dissolução”.
A história da música confunde-se com a própria história da evolução humana. Da reprodução dos sons da natureza até à organização criativa dos sons foi um pequeno passo.
Uma das maiores descobertas da humanidade foram os instrumentos musicais. Ao longo dos séculos criaram-se aparelhos com o intuito de produzir sons, que foram aperfeiçoados até ao ponto de emanarem uma harmonia perfeita de sons, quer formados por cordas ou por teclas.
Os instrumentos de percussão são adufe, afoxé, agogô, atabaque, batá, bateria, bloco sonoro, bombo, bongô, caixa surdo, carrilhão, castanhola, caxixi, ceramofone, chocalho, conga, cordofone, cuíca, gangá, gongo, marimba, metalofone, pandeireta, pandeiro, pratos, reco-reco, ripinique, sino, tambor, tantã, tímpano, triângulo, vibrafone, xequerê e xilofone.
Os instrumentos de sopro de madeira são clarinete, clarone, contrafagote, corne, didjeridu, fagote, flauta, flautim, gaita, gaita de foles, harmónica, oboé, requinta e saxofone.
Os instrumentos de sopro de metal são bombardino, clarim, corneta, fliscorne, trombone, trompa, trompete e tuba.
Os instrumentos de cordas são alaúde, baixo, balalaica, bandola, bandolim, banjo, berimbau, cavaquinho, charango, cítara, contrabaixo, cordofone, guitarra, harpa, rabeca, ukulele, viola, violão, violino e violoncelo.
Os instrumentos de teclas são acordeão, clavicórdio, concertina, cravo, espineta, órgão, piano, sintetizador e teclado.
A criação dos mais variados instrumentos musicais permitiu que houvesse um grande desenvolvimento da música especialmente ao longo do século vinte.
A viola surgiu no século quinze, o som produzido pelas cordas é transmitido ao corpo oco da viola, denominado caixa de ressonância, pela alma, um cilindro de madeira que fica dentro do corpo da viola, mais ou menos em baixo do lado direito do cavalete. A alma liga, mecânica e acusticamente, o tampo superior ao inferior da viola, fazendo com que o som vibre por todo o seu corpo.
O piano surgiu no século dezoito, para a produção do som, cada tecla ao ser percutida, aciona um único martelo (peça de madeira recoberta por material macio, geralmente o feltro) que, então, toca nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou de metal. As cordas percutidas vibram e produzem o som, que é amplificado pela grande caixa de ressonância.
Os instrumentos musicais foram sem dúvida, das maiores descobertas da história, permitiram que nos tornássemos mais humanos e sobretudo bastante mais felizes.
Nos séculos dezoito e dezanove imperou a música clássica, através dos estilos barroco, classicismo e romantismo. Foi a era dos grandes compositores, tais como, Antonio Lucio Vivaldi (Itália – 1678-1741), Johann Sebastian Bach (Alemanha – 1685-1750), Joseph Haydn (Alemanha – 1732-1809), Wolfgang Amadeus Mozart (Áustria – 1756-1791), Ludwig Van Beethoven (Alemanha – 1770-1827), Franz Peter Schubert (Áustria – 1797-1828), Frédéric François Chopin (Polónia – 1810-1849), Richard Wagner (Alemanha – 1813-1883), Francesco Verdi (Itália – 1813-1901), Johannes Brahms (Alemanha – 1833-1897), Piotr Ilitch Tchaikovski (Rússia – 1840-1893), Edvard Hagerup Grieg (Noruega – 1843-1907), Claude Debussy (França – 1862-1918), Igor Stravinski (Rússia – 1882-1971).
A música foi evoluindo e ao longo do século vinte foram criados vários estilos musicais, tais como, Rock, Heavy Metal, Punk, Folk, Soul, Country, Hip Hop, Rap, Reggae, Erudita ou clássica, Gospel, Mariachi, Samba, Bossa Nova, Salsa, Jazz, Blues ou Pop.
Foi o século da criação de grandes bandas musicais, tais como, Pink Floyd, formada em Londres em 1965, constituída por Syd Barret (Guitarra, Vocal), Nick Mason (Bateria), Roger Waters (Baixo, Voz) e Richard Wright (Teclados, Voz). David Guilmor entrou em 1967. Os álbuns The Dark Side of the Moon e The Wall foram dos mais vendidos de sempre.
A banda Rolling Stones foi formada em Londres em 1962, constituída por Mick Jagger (Vocalista), Keith Richards (Guitarrista), Ron Wood (Guitarrista) e Charlie Watts (Baterista). A banda vendeu mais 250 milhões de álbuns em todo o mundo.
A banda Beatles foi formada em 1960 em Liverpool, constituída por John Lennon(Guitarra, Voz), Paul Mccartney(Guitarra, Voz), George Harrinson(Guitarrista) e Ringo Star(Baterista). Foi considerada a banda mais influente de todos os tempos.
A banda Queen foi formada em Londres em 1970, constituída por Freddie Mercury (Voz, Piano), Brian May (Guitarra, Vocals), John Deacon (Baixo) e Roger Taylor (Bateria e Vocals). Foram das bandas que mais venderam discos em todo o mundo.
A banda U2 foi formada na Irlanda em 1976, constituída por Bono (Voz e Guitarra), The Edge (Guitarra, teclado e backing Vocal), Adam Clayton (Baixo) e Larry Mullen Jr (Bateria e Percussão). Venderam 175 milhões de álbuns em todo o mundo.
A banda Doors foi formada em Los Angeles em 1965, constituída por Jim Morrinson (Voz), Ray Manzarek (Teclados), Robby Krieger (Guitarra) e John Densmore (Bateria). Venderam mais de 100 milhões de discos em todo o mundo.
Os artistas musicais a solo que mais sucesso obtiveram foram Louis Armstrong (E.U.A – 1901-1971), Frank Sinatra (E.U.A – 1915-1998), Elvis Presley (E.U.A – 1935-1977), Aretha Franklin (E.U.A – 1942-2018), Bob Dylan (E.U.A – 1941), David Bowie (Londres – 1947-2016), Elton John (Londres – 1947), Prince (E.U.A – 1958-2016), Madonna (E.U.A – 1958) e Michael Jackson (E.U.A – 1958-2009), o seu álbum Thriller foi o mais vendido de todos os tempos.
Em Portugal os artistas musicais que mais sucesso obtiveram foram Amália Rodrigues (1920-1999) e Carlos do Carmo (1939-2021).
A música pode ser definida como a arte de combinar harmoniosamente vários sons, de acordo com regras definidas.
O ritmo cria êxtase e satisfação, a melodia afaga o coração e a harmonia aconchega a alma, criando assim uma sensação de prazer no cérebro que traz benefícios ao nível da saúde física e mental.
A música é a mãe de todas as artes, é a verdadeira matriarca, a verdadeira iluminação para todas as outras.
As mães são as referências maiores e os símbolos mais puros, fazem nascer a vida, a música é a arte mãe que faz nascer todas as outras presas por um cordão de inspiração.