A Administração Regional de Saúde do Algarve, inaugurou hoje, um novo sistema de gestão de atendimento na Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa em Faro que vai permitir diminuir as filas de espera e facilitar a informação aos utentes e a interacção com os profissionais de saúde nas unidades de saúde.
Este sistema vai ser aplicado em toda a região e permite que o utente se dirija ao quiosque multimédia na entrada da sua unidade de saúde e, com o seu cartão do cidadão, comunique através do sistema, escolhendo o tipo de serviço que procura entre as múltiplas escolhas apresentadas no ecrã táctil, nomeadamente exames, receitas, consulta médica, tratamentos de enfermagem, entre outros.
Vinte quiosques vão entrar em funcionamento
A ARS revela que são 20 quiosques multimédia que vão ser implementados nos Centros de Saúde do Algarve nos próximos meses e que incluem um canal de tv informativo.
O canal corporativo de televisão da ARS Algarve, implica a aquisição de 37 televisores LCD e 48 microcomputadores, que permitirão divulgar informação e vídeos na área da saúde.
O sistema está equipado com software criado pelos especialistas de informática da ARS Algarve, com base em software livre, aberto e gratuito.
A instituição responsável pela gestão da área da Saúde no Algarve recorda que “já existia um sistema similar, de geração menos avançada, nalguns pontos da região, que abrangia 21% dos utentes inscritos nos centros de saúde”.
O sistema agora inaugurado permite a ARS Algarve abranger 83% dos utentes da região – mais de 430 mil – através deste sistema melhorado e moderno de gestão de fluxo de utentes e de informação.
O investimento neste sistema de gestão de atendimento a utentes ronda os 100 mil euros e é financiado a 75% pela União Europeia pelo Programa Europeu Transfronteiriço Algarve – Andaluzia 2007-2013 (POCTEP), co-financiado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).