A E-REDES deu início às candidaturas ao programa de investimento social ‘Doar para Proteger’. Este ano vai sortear 12 viaturas da sua frota – seis ligeiros e seis pick-up – que se encontrem em bom estado e doar a instituições de apoio à comunidade, bem como aquelas que desenvolvam atividades relacionadas com a proteção da floresta e limpeza de vegetação e reflorestação.
O formulário de candidaturas encontra-se disponível online no site da E-REDES, assim como o regulamento que define as regras a cumprir para que uma instituição se possa candidatar.
São elegíveis para candidatura todas as autarquias e instituições e entidades de cariz social, como Bombeiros, Associações ambientalistas, Misericórdias, IPSS, Agremiações desportivas, recreativas e culturais, entre outros, localizadas em Portugal Continental.
O processo de seleção começa por avaliar o enquadramento da entidade ao programa “Doar para Proteger”, sendo consideradas apenas as candidaturas feitas nos prazos estipulados em regulamento, entre 3 de junho e 6 de setembro.
A aprovação das candidaturas implica ainda que a entidade que se candidata não tenha beneficiado da doação de qualquer viatura nos últimos três anos, no âmbito desta iniciativa.
Terminada a fase de confirmação de elegibilidade das candidaturas, realizam-se os sorteios que determinam as instituições que vão beneficiar desta doação.
Vão realizar-se um total de seis sorteios, divididos entre viaturas ligeiras e pick-ups, dois por cada região do país, norte, centro e sul. Sendo que cada entidade só será premiada uma vez, para uma melhor e mais equitativa distribuição entre os candidatos.
Este programa teve início em 2015 e até 2023 a E-REDES já entregou 117 viaturas de norte a sul do país.
Leia também: Conheça o SPA do Algarve onde pode passar o dia por 20€