A distinção entre o que constitui um carro antigo, um carro histórico e um carro clássico pode ser confusa, mesmo para um entusiasta de automóveis. Aprenda agora neste artigo como fazer estas distinções com a ajuda do Razão Automóvel.
Embora possam parecer diferentes formas de designar a mesma coisa, na realidade, existem definições distintas para cada um destes termos, pelo menos de acordo com a FIVA (Fédération Internationale des Véhicules Anciens).
Carro Antigo
O termo “antigo” refere-se à idade do veículo em questão. Esta classificação é, portanto, puramente objetiva. No entanto, tem-se revelado insuficiente, uma vez que o critério da idade permite uma abrangência cada vez maior de veículos.
A definição de carro antigo surgiu da necessidade de identificar e preservar os veículos que se tornavam obsoletos do ponto de vista tecnológico, mas que possuíam valor histórico ou afetivo.
Para ser considerado um carro antigo, é necessário ter uma certa idade, obviamente, mas esta varia de país para país, situando-se entre os 20 anos e os 35 anos.
Carro Clássico
Esta é a definição mais abrangente. Ao contrário das outras categorias, a idade tem pouca ou nenhuma importância aqui.
As características intrínsecas, como qualidade (técnica e estética), importância histórica, raridade (ou exclusividade) e mesmo relevância afetiva (carisma), são as que mais importam.
A definição de clássico pode ser aplicada a carros novos que ainda estão à venda, como é o caso de um Morgan Super 3, por exemplo.
Estas definições não são mutuamente exclusivas, pois é possível ter veículos clássicos que podem vir a ser considerados antigos, ou até mesmo históricos.
Carro Histórico
A definição de carro histórico vai além da idade do veículo. Segundo a FIVA, o carro deve ter pelo menos 30 anos de idade, mas há outros fatores a considerar.
Estes incluem a sua preservação em condição original ou equiparada (com acessórios contemporâneos ou restauro), a não utilização diária e a presença de um interesse histórico, técnico ou cultural.
Leia também: Vai baixar a idade para tirar a carta de condução