Cada vez mais os telemóveis, computadores e tablets fazem parte do dia-a-dia de uma faixa importante da população. A pensar nisso a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) desenvolveu uma aplicação para estes suportes comunicacionais sobre prevenção do cancro da mama.
A aplicação informa de forma simples e acessível, dividida em capítulos, focando aspectos relativos à epidemiologia, prevenção, tratamento e apoio à mulher com cancro da mama.
Criada gratuitamente para iPhones, androides, e para a web (bem como através de uma brochura para amblíopes), a aplicação está disponível para download nas principais lojas de apps, tendo sido pensada para permitir o acesso à mesma pelo maior número de pessoas.
Assim é possível “dar contraste acentuado no texto, aumentar ou diminuir a dimensão das letras de acordo com as necessidades do utilizador e, ainda, reproduzir áudio dos conteúdos da aplicação em equipamentos móveis adequados a pessoas cegas e amblíopes”, esclarece a LPCC.
Os principais objectivos do projecto são aumentar e melhorar os conhecimentos sobre cancro da mama e sua prevenção junto de todas as mulheres, inclusive as portadoras de deficiência visual, permitindo assim eliminar as barreiras suscetíveis de impedir a participação das mulheres em processos de diagnóstico precoce do cancro da mama.
O projec to foi feito em parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e a Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama – Europa Donna, no âmbito da medida de Educação para a Saúde sobre Cancro da Mama para Mulheres Cegas e Amblíopes e contou com o apoio financeiro da Fundação EDP – Programa EDP Solidária.