Numa altura em que os países vivem um desconfinamento generalizado com a pandemia, uma nova variante de covid-19 está a gerar preocupações crescentes junto dos cientistas no Reino Unido, onde os casos de contaminações com esta estirpe do vírus se têm vindo a agravar.
Esta nova variante é conhecida como AY. 4.2, está a ser considerada uma sub-estirpe da Delta, que surgiu inicialmente na Índia, mas de efeitos ainda mais contagiosos – e que poderá vir a ter designação própria atribuída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Governo britânico já está a investigar esta nova variante do vírus, que tem sido até à data detetada sobretudo no Reino Unido, e com um número crescente de casos positivos, além de se terem identificado três casos na Dinamarca e outros três nos Estados Unidos, segundo avança a Rádio Renascença.
No Reino Unido, os novos casos diários de covid-19 têm oscilado entre 35 mil e 45 mil desde há duas semanas, tendo o país uma taxa de incidência muito superior à média europeia, com 410 casos por cada 100 mil habitantes até 12 de outubro.
Entre os novos casos diários de covid-19 no Reino Unido, a imprensa britânica estima que 6% já tenham origem nova variante.
Notícia exclusiva do parceiro do jornal Postal do Algarve: Expresso