Na próxima segunda-feira, dia 16 de Maio a Beta Talk Portimão terá como empreendedores convidados Ana Gancho, proprietária e mentora da Fábrica do Queijo e Armando Pereira, proprietário da Barbearia Just, dois exemplos de como a tradição pode aliar-se à inovação e ganhar uma nova vida pelas mãos de gente empreendedora que abraçaram ofícios de outrora transformando-os em novos negócios.
A Beta Talk deste mês está de volta ao espaço do Café Concerto do TEMPO, o habitual ponto de encontro para estas conversas inspiradoras de participação gratuita mas de inscrição obrigatória em http://tinyurl.com/betatalkportimao-maio16 e com início marcado para as 19 horas.
Ana Gancho é engenheira zootécnica de formação e iniciou-se no mundo dos queijos há mais de 10 anos na Direção Regional de Agricultura do Algarve, passando por várias queijarias da região.
Aos 34 anos, por motivos pessoais mas também pelo fato de sentir que já reunia experiência suficiente para lançar-se por conta própria decide abrir, em Junho de 2015, a Fábrica do Queijo em Olhão onde o mote é inovar sem nunca esquecer as raízes. A partir do leite de cabra da região e seguindo os métodos tradicionais criou sabores modernos e inovadores como o queijo fresco de caril, tomate seco, frutos vermelhos, limão com gengibre, figo, olho e salsa ou orégãos entre outras especialidades apreciadas por locais e estrangeiros.
Muito mais do que uma empresária foi ela que idealizou o espaço e o conceito de negócio e dá também a cara na loja e todos os dias confecciona com as suas próprias mãos os produtos com a marca Fábrica do Queijo.
Arménio Pereira é natural de Santana da Serra, no concelho de Ourique e está há 12 anos a residir no Algarve para onde rumou após o serviço militar para trabalhar no ramo da segurança em vários espaço comerciais.
Cansado de trabalhar à noite e incentivado pelos amigos, decidiu abrir o seu próprio negócio, a Barbearia Just em plena rotunda da Guia onde, desde Novembro de 2015, a magia e o mundo das antigas barbearias cativa clientes de várias idades e estilos.
Inspirado em conceitos já existentes no estrangeiro, a Barbearia Just é muito mais do que um negócio de cortar o cabelo, assumindo-se como um local de encontro e de amizades, onde o clássico se cruza com o moderno e o convívio é a palavra de ordem. Todos os dias veste a personagem de um barbeiro “vintage”, à moda antiga mas que acompanha os tempos modernos, que aposta na formação, seja através da internet, livros da especialidade ou de workshops que frequenta, que estabelece parcerias e está sempre atento aos gostos e ao bem estar dos seus clientes.
Como é habitual na Beta Talk o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer sumo e snacks para partilhar.