A Ambiolhão implementou o sistema de telegestão nas infraestruturas de abastecimento de água que permite obter, em tempo real, dados do funcionamento do sistema (volume de água fornecido por reservatório, níveis dos reservatórios, reporte de fugas, etc.), tendo contado com o apoio do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).
“Os dados são tratados em tempo útil e em formato pré definido (gráficos, relatórios) no Centro de Comando, instalado na sede da empresa, para suporte na tomada de decisões operacionais”, explica a Ambiolhão em comunicado.
Segundo a empresa municipal, “foram ainda implementadas 48 Zonas de Medição e Controlo (ZMC’s), que consistem na delimitação de 48 zonas de abastecimento, monitorizadas com caudalímetros, que permitem analisar, por cada zona, os níveis de perdas de água associados”.
Com base nos dados obtidos por ZMC “é possível priorizar as zonas com maior potencial de redução de perdas e em seguida desenvolver trabalho de campo com recurso a uma equipa dotada de equipamentos específicos para deteção de fugas in situ (geofones e correladores acústicos)”.
Todas estas etapas permitem trabalhar ativamente na eliminação de fugas das redes e consequentemente na redução das fugas de água do sistema, de um modo proativo e com melhorias na gestão das equipas.
Este investimento permitiu assim integrar várias componentes do processo de redução de perdas do sistema de abastecimento, aumentar o seu desempenho, resiliência e contribuir para um melhor serviço prestado aos consumidores do Concelho de Olhão.
Nesta operação, designada por “Controlo e redução de perdas de água em Olhão – Olhão Sustentável”, foi realizado um investimento global de 1.040.629,16 euros, com um montante elegível de 853.604,74 euros, sendo o cofinanciamento do Programa Operacional “POSEUR” no valor de € 364.354,40 euros.
Leia também: Conheça as previsões meteorológicas para este verão