Ainda está a meio a Feira dos Enchidos de Monchique e, ainda esta noite pode ver, pelas 21.30 horas o concerto dos Átoa, mas o dia de amanhã promete ser em grande no certame que mostra o que de melhor a serra tem para oferecer.
Os sabores tradicionais da serra convidam a alinhavar a visita a Monchique com chouriças, morcelas e farinheiras, preparadas com o saber dos séculos, acompanhadas pelo pão e presunto de sabores únicos.
De seguida, entre chuleados e caseados, a proposta é a de completar a veste deste domingo único com as iguarias da cozinha tradicional como o fregeneco, com a banha a doirar a carne até ao ponto, a cachola (fígado) de cebolada, a moleja (guisado de carnes várias e sague) ou o mólho (bucho recheado) e um bom tinto para fazer as delícias dos convivas.
Façam-se os remates com bolo de tacho, pudim de mel, pastéis de batata doce ou mexidas de ovos queimados e, finalmente, experimente-se a veste com dois dedos de medronho para assentar. Um traje completo, talhado a preceito e a cair como uma luva, é o resultado de um dia à mesa com os segredos de Monchique.
Por entre os pontos e pespontos, propostas de convívio e entretenimento para toda a família não faltarão, com animação circulante, actuações do Grupo de Concertinas da Sertã, muito para ver e saber e outro tanto para trazer para casa para recordar os paladares serranos.
Às 18 horas paragem para ouvir João Pedro Pais em concerto e siga a lida pelo espaço da feira com os saberes de Monchique em demonstrações ao vivo criadas a pensar em revelar-lhe em cada momento um pouco dos misteres destas terras altas do Algarve.
Tudo isto e muito mais num único local e se a dúvida é como lá chegar, sente-se ao volante clique no GPS e introduza as coordenadas lat. 37.317798, long -8.555648. se, por outro lado um mapa for mais fácil para chegar a terras de Monchique o POSTAL deixa-lhe aqui o link.
Agora que já sabe como lá chegar, ao caminho que há dias imperdíveis e este domingo em Monchique é um deles.