A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) vai ter um papel activo na qualificação para o emprego e na preparação dos recursos humanos para os desafios da economia regional.
As novas competências da AMAL resultam de um protocolo a ser assinado entre o organismo intermunicipal e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, na próxima segunda-feira, em Loulé.
O protocolo que será assinado no edifício da Assembleia Municipal louletana, pelas 16 horas, confere à AMAL “competência para assegurar a articulação das atuações entre os municípios, os serviços da administração central, particularmente com uma parceria activa com o Instituto do Emprego e Formação Profissional e os agrupamentos escolares, bem como com as associações empresariais, nos assuntos relacionados com o ensino e formação profissional”, refere a nota de imprensa remetida às redacções.
Secretário de Estado da Educação marca presença no Algarve
A cerimónia contará com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e tem como objectivo “estabelecer um modelo de acompanhamento e monitorização, assente num melhor conhecimento sobre o panorama actual da procura de qualificações e as próprias exigências do mercado de trabalho, no sentido de adequar a oferta de formação profissional às necessidades reais das empresas da região”.
“Sendo da responsabilidade da ANQEP a coordenação e execução das políticas deste sector junto dos jovens e adultos a nível nacional, bem como a gestão, avaliação e regulação da oferta educativa e formação profissional de dupla certificação, estas duas entidades oficializam uma parceria com fortes benefícios para a região e para o futuro dos algarvios”, diz a AMAL.
Mediante esta nova colaboração, a AMAL pretende reforçar a dinâmica empresarial e económica do Algarve, com uma forte aposta na qualificação e no reconhecimento dos seus profissionais, bem como promover o aumento de emprego e o desenvolvimento económico na região.