A sessão de apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos da Escola Secundária João de Deus, no âmbito do Projecto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, decorreu na passada terça-feira.
A iniciativa pretende ser um estímulo à participação dos jovens no planeamento e ordenamento do concelho e promover uma cidadania activa com a reflexão dos jovens sobre os problemas territoriais do meio local e a respectiva formulação de propostas de alteração das situações identificadas com base nas orientações expressas no Plano Director Municipal (PDM) de Faro.
Participaram neste projecto 78 alunos das disciplinas de Geografia e Economia do 11º ano da Escola João de Deus, tendo sido apresentadas as seguintes 17 propostas ao executivo municipal: “Projecto de Rejuvenescimento urbano”; “Tudo por um novo complexo desportivo”; “O pulmão do Liceu”; “RPPBF (Reabilitar e preservar o património da baixa de Faro)”; “Campos de Aventura”; “Pelo Futuro- Pré-Escolas”; “O parque de campismo da Praia de Faro”; “Casas abandonadas”; “Requalificação das salinas e Cais Neves Pires”; “Restituir a Faro a praia dos estudantes”; “Abandono e super reprodução de animais na cidade de Faro”; Reabilitação urbana”; “Áreas degradadas”; “Saturação das infra-estruturas hospitalares”; “Sem-abrigo”; “Toxicodependência” e “Poluição”.
A Câmara de Faro é parceira na dinamização deste projecto desde 2011, em conjunto com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT, a Esri Portugal e a Escola Secundária do Agrupamento de Escolas João de Deus-Faro.
Refira-se que, no passado mês de Novembro, foi assinado um acordo de cooperação entre estas quatro entidades para renovação do compromisso de colaboração no referido Projecto “Nós Propomos”.