Prosseguindo a política de aposta no apoio ao ensino público no concelho, a Câmara de Olhão assinou, no final da semana passada, um conjunto de acordos de cooperação com todos os agrupamentos de escolas do concelho para o ano lectivo 2015/2016, no âmbito da Acção Social Escolar.
Estes apoios, que ascendem a mais de 34 mil euros, serão repartidos pelas crianças abrangidas pelos escalões A e B. Estas medidas vão apoiar mais de 1100 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e 27 salas do ensino Pré-Escolar de Olhão.
Os protocolos têm como objectivo a comparticipação da implementação de medidas de apoio socioeducativo aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico pertencentes aos agregados familiares mais carenciados, designadamente com a aquisição de material escolar e de apoio às actividades complementares no âmbito do projecto educativo de cada agrupamento.
Vão também ser apoiados financeiramente os estabelecimentos do pré-escolar na aquisição de material didáctico e pedagógico.
Após a cerimónia de assinatura destes protocolos, o presidente da autarquia, António Miguel Pina, adiantou estar “a financiar, neste ano lectivo de 2015/2016, os alunos do Pré- escolar e do 1º Ciclo mais carenciados do concelho, com 26 euros por cada aluno do escalão A, 13 euros por cada aluno do escalão B e 365 euros por cada sala do pré-escolar”. “Gostaria de sublinhar que este esforço financeiro representa o dobro daquilo a que qualquer Câmara Municipal se encontra obrigada por lei, mas é um esforço que fazemos em Olhão com todo o gosto, em prol de um ensino público com cada vez mais qualidade e da formação das gerações vindouras”, acrescentou o presidente.
A estes acordos de cooperação acresce também a medida da autarquia que tem vindo a ser implementada nos últimos anos lectivos, de oferta dos manuais escolares a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas públicas do concelho.