O III Campeonato de Aloha realizou-se a 6 de Maio, no Norte Shopping, no Porto, e contou este ano com a participação de cerca de 170 crianças de todo o país.
O Aloha Algarve iniciou a sua actividade no passado mês de Fevereiro, no Colégio S. Gonçalo, na Luz, na Nobel International School de Porches e no Colégio João Paulo II, em Portimão.
Participaram oito alunos do Algarve
Foi a primeira vez que participaram alunos das três escolas e, de entre os oito alunos, dois deles alcançaram o 1º lugar nas duas categorias existentes. Yulian Teodósio, da Nobel International School, venceu a categoria dos Tiny e, nos Kids, Gonçalo Paulino António, do Colégio João Paulo II, foi o grande vencedor.
O Aloha Mental Arithmetic é o programa líder a nível mundial, nascido na Malásia em 1993, que se destina a crianças com idades entre os cinco e os 13 anos, e que tem como objectivo contribuir para o seu desenvolvimento mental de uma forma lúdica e divertida.
Os alunos potenciam o uso do hemisfério direito do seu cérebro ao mesmo tempo que apreendem a realizar mentalmente operações aritméticas de forma cronometrada e com a ajuda do ábaco.
Aloha é uma actividade lúdica japonesa
Idília Ramos, uma das delegadas do Algarve explica que esta “é uma actividade lúdica japonesa, com regras, bastante completas que permitem realizar operações matemáticas como a divisão, multiplicação, soma, subtracção, potências e até a raiz quadrada mentalmente”.
O programa chegou a Portugal há três anos, é praticado por quatro milhões de crianças e está presente maioritariamente em colégios privados. Nas escolas, o método de ALOHA é exercitado como actividade extracurricular ou mesmo como uma disciplina obrigatória, e anualmente é organizado um campeonato nacional onde os alunos têm de resolver correctamente 70 operações aritméticas em cinco minutos.
Este dia ficará na memória dos dois alunos e das suas famílias, pelo seu surpreendente desempenho ao trazerem os dois primeiros lugares para o Algarve, numa actividade que vai ser determinante para o seu futuro em termos de cálculo mental e gosto pela matemática.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)