A Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve viu recentemente aprovada a candidatura “#AÚltimaGota_Algarve”, submetida ao Fundo Ambiental, no âmbito do programa “ENEA 2020 – Produção e consumo sustentáveis”.
A campanha “#AÚltimaGota_Algarve” tem vindo a ser desenvolvida pela Almargem desde fevereiro deste ano, “com o objetivo de informar e sensibilizar o público geral para uma mudança de atitudes e comportamentos na gestão da água, recurso precioso e esgotável”, avança a associação em comunicado.
A Almargem formou, em janeiro de 2020, um grupo de trabalho composto por sócios, voluntários de diferentes áreas, com interesse e conhecimento nas temáticas do uso de água, agricultura, reutilização de águas residuais e intervenção ambiental e cívica. A ação da asssociação foi desenvolvida devido a um “conjunto de vulnerabilidades climáticas que potenciam a atual crise hidrológica”.
A aprovação desta candidatura irá permitir levar esta campanha a uma nova dimensão, baseada numa estratégia regional de Educação Ambiental que irá abranger os 16 municípios do Algarve.
Serão promovidas para um público geral várias ações de informação, como a realização de dois webinars, com oradores convidados de áreas especializadas, um deles com o objetivo de desmistificar o uso das águas residuais e de aumentar a confiança na utilização deste recurso, e outro em que se propõe um debate sobre o passado, o presente e o futuro da água e da paisagem Mediterrânica no Algarve.
Será ainda desenvolvida uma ação de capacitação, composta por vários módulos, sob a temática “Cada gota conta”, com o objetivo de contribuir para a implementação do Decreto-lei nº 119/2019 de 21 de agosto que regulamenta a Água para Reutilização (ApR). Pretende-se que os participantes possam ficar capacitados para proceder ao licenciamento de uma ApR e conhecer os vários modelos de tratamento de águas residuais.
Em comunicado a Almargem defende que “a sensibilização para uma mudança comportamental, perante o consumo desenfreado de água a que assistimos atualmente, será também disseminada através de uma curta-metragem de animação e de uma exposição itinerante”. Deste modo, esta exposição irá proporcionar ao visitante uma experiência interativa, levando-o a conhecer informações sobre o consumo de água no mundo, em Portugal e no Algarve, afunilando esta abordagem para áreas diversas como o setor doméstico, a agricultura, os campos de golfe e o turismo.
Um jogo online em formato de Quiz ficará agregado ao website já existente da Almargem e irá testar os conhecimentos dos participantes. Este quiz será também divulgado junto do público-escolar, fomentando o seu uso como uma ferramenta para os alunos e professores do 1º ciclo de escolaridade, na temática da água, procurando informar e sensibilizar de uma forma “leve”, lúdica e didática.
Será elaborado ainda um “Guia Digital – Dicas de poupança de água e descodificador de políticas ambientais”, que pretende incentivar a adoção e alteração de comportamentos que levem ao uso eficiente e à poupança de água, despertando ou aumentando a sua consciência ambiental. Serão utilizadas, para o efeito, muitas das dicas já divulgadas pela Almargem ao longo deste ano, sob a forma de “Desafios”, na página de Facebook da associação.
As ações previstas na candidatura “#AÚltimaGota_Algarve” serão desenvolvidas até ao próximo dia 30 de novembro. A Associação pretende dar continuidade ao trabalho nesta temática, aproveitando os recursos que serão criados neste âmbito para a disseminação de informação, chegando a um maior número de pessoas, e prosseguindo também com os esforços que tem vindo a desenvolver para reunir com as diferentes entidades com poder de decisão e gestão da água na região.