Foi a monitorização apertada dos consumos energéticos dos vários equipamentos públicos a cargo da autarquia de Aljezur que ditou a alteração da forma como em breve se fará a gestão energética das piscinas municipais.
O executivo camarário, liderado por José Amarelinho, deu início à empreitada de instalação de energia solar térmica nas piscinas municipais, com a colocação de 100 painéis solares térmicos para o aquecimento da água dos depósitos que abastecem aquele equipamento desportivo e que têm 16 mil litros de capacidade.
A intervenção prevê ainda a certificação energética da infra-estrutura municipal e insere-se num projecto co-financiado por fundos europeus mais abrangente, que incluiu uma intervenção no campo de futebol municipal.
Investimento total ultrapassa os 220 mil euros
O investimento total para a implementação destes projectos é de 222,7 mil euros, financiado a 65% no âmbito do PO Algarve21, com o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional a dar 144,7 mil euros para as obras e a autarquia a suportar directamente um custo de 77,9 mil euros.
De acordo com a Câmara “o compromisso com o ambiente é assim para manter, visando cada vez mais a sustentabilidade dos nossos equipamentos e a diminuição da pegada ecológica”.
A intervenção no campo de futebol, já se encontra concluída, com a colocação de 12 colectores solares e um depósito de dois mil litros de água, permitindo a redução do consumo de gás com o aquecimento das águas quentes sanitárias, bem como a redução da emissão de gases com efeito de estufa.
Esta intervenção obteve a Classificação A (44%), das classes de energia, no certificado energético emitido pela Certificação Energética e Ar Interior.