O Festival da Batata-Doce de Aljezur, que se realiza nos próximos dias 27, 28 e 29, entre as 12 e as 24 horas, no Espaço Multiusos daquela vila, será mais uma vez o centro das atenções de todos aqueles que apreciam tão afamada iguaria.
Conforme afirma a autarquia aljezurense, “o evento celebra a melhor batata-doce do mundo, produto de características únicas com indicação geográfica protegida ‘variedade Lyra’, genuinidade que lhe é conferida pelo trabalho árduo de todos os produtores, homens e mulheres que constituem a Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur”.
“O certame visa igualmente honrar todos os que se dedicam a esta actividade agrícola bem como todo o sector agroalimentar a ela ligado, como forma de incentivo e reconhecimento do seu trabalho”, acrescenta.
A inauguração, na sexta-feira, dia 27, pelas 18.30 horas, será marcada pela presença de David Santos, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
Fica o convite feito pela autarquia, pois “a animação, o artesanato, a doçaria, a restauração, as combinações mais improváveis deste nobre produto, receitas únicas, elaboradas por conceituados chefes, confecções ao vivo, entre outros, são motivos mais do que suficientes para visitar Aljezur, o Coração da Costa Vicentina”.