A Câmara de Aljezur anunciou na sua página on-line o termo da empreitada de instalação de energia solar térmica das piscinas municipais, que dotou aquela infra-estrutura desportiva de 100 painéis solares térmicos para o aquecimento da água dos depósitos existentes com capacidade para 16 mil litros, uma obra da qual o POSTAL já tinha dado nota no passado mês de Junho.
A autarquia liderada por José Amarelinho esclarece que, “no âmbito deste projecto, o edifício das piscinas será ainda alvo de certificação energética”.
Esta empreitada – refere a Câmara – enquadra-se na particular atenção dada pelo município de Aljezur ao ambiente, existente “desde há muito”, com vista à “diminuição da pegada ecológica na utilização do território, um dos vectores sempre presentes na tomada de decisão”.
A intervenção foi parcialmente suportada por verbas do Programa Operacional (PO) do Algarve PO Algarve21. O investimento total para a implementação destes projectos foi de mais de 222 mil euros, financiado no âmbito do PO do Algarve a 65%, correspondendo a uma comparticipação FEDER de 144 mil euros e a um custo efectivo por parte do município superior a 77 mil euros.
Já as obras no campo de futebol, também concluídas, visaram – recorda a edilidade – “a colocação de 12 colectores solares e um depósito de acumulação de dois mil litros, permitindo assim a redução do consumo de combustíveis fósseis – gás com o aquecimento das águas quentes sanitárias de consumo, bem como a redução da emissão de gases com efeito de estufa”.
Esta intervenção obteve a Classificação A (44%), das classes de energia, no certificado energético emitido pela Certificação Energética e Ar Interior.