Aljezur vai ter uma Estação da Biodiversidade no concelho situada na Praia da Amoreira que permitirá no futuro que os visitantes possam ficar a conhecer mais sobre as espécies prioritárias e emblemáticas a observar num percurso pedestre já existente e devidamente marcado no local.
Com esta obra o concelho passa a integrar a rede de Estações da Biodiversidade existente a nível nacional denominada EBIO.
Para a instalação deste novo ponto de interesse ambiental e turístico a autarquia liderada por José Amarelinho adjudicou os trabalhos à TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
As Estações da Biodiversidade criadas pela TAGIS integram a rede nacional EBIO e são percursos pedestres curtos de até três quilómetros, sinalizados no terreno através de um conjunto de painéis informativos em cada estação que dão aos visitantes informações sobre as riquezas biológicas a observar.
No Algarve funcionam actualmente cinco destas estações situadas em Vila do Bispo (Boca do Rio), Silves (Pico Alto), Loulé (Tôr e Barranco do Velho) e São Brás de Alportel (Ribeira de Alportel).
Na calha, além da estação da Praia da Amoreira em Aljezur, estão as estações da Barragem da Bravura em Lagos e da Ribeira de Quarteira em Loulé.
Cada estação está localizada num local de elevada riqueza específica e paisagística, representativa dos habitats característicos da área. Os painéis funcionam como uma espécie de guia de campo e fazem referência a espécies emblemáticas e comuns. É dado particular destaque aos insectos e plantas, que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres.
De acordo com a Câmara local “esta é mais uma aposta clara no Turismo de Natureza”.