Mais de 369 mil portugueses estão recenseados no Algarve e podem hoje, desde as oito e até às 19 horas (20 horas nos Açores), exercer o direito de voto.
Em Faro a afluência às urnas visitadas pelo POSTAL está a decorrer com normalidade e em algumas das secções de voto já se fazem sondagens à boca da urna para canais televisivos.
No país o número de leitores ultrapassa os 9,6 milhões que podem escolher durante o dia de hoje os deputados à Assembleia da República. Dos resultados eleitorais sairá o próximo Governo de Portugal.
Recorde-se que do texto da Constituição da República Portuguesa, “o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais”.
16 escolhas para 230 deputados
Os votos vão decidir assim a composição do Parlamento com 230 deputados, lugares a que concorrem 16 forças partidárias entre as quais três coligações: Portugal à Frente (PSD / CDS-PP), LIVRE / Tempo de Avançar (Movimento Alternativa Socialista (MAS) / Partido Trabalhista Português (PTP)) e CDU (PCP / PEV (Partido Ecologista Os Verdes).
Os votos vão decidir assim a composição do Parlamento com 230 deputados, lugares a que concorrem 16 forças partidárias entre as quais três coligações: Portugal à Frente (PSD / CDS-PP), LIVRE / Tempo de Avançar (Movimento Alternativa Socialista (MAS) / Partido Trabalhista Português (PTP)) e CDU (PCP / PEV (Partido Ecologista Os Verdes)).
Quanto a partidos concorrem ao acto eleitoral: Partido Socialista (PS), Bloco de Esquerda (BE), Livre/Tempo de Avançar, Juntos pelo Povo (JPP), Nós, Cidadãos! (NC), Portugal pro vida, Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC), Partido da Terra (MPT), Partido Democrático Republicano (PDR), Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), Partido Nacional Renovador (PNR), Partido Unitário dos Reformados Portugueses (PURP), Partido Popular Monárquico (PPM), AGIR! e Pessoas-Animais-Natureza (PAN).
No Algarve concorrem às eleições 14 forças partidárias, uma vez que, o Portugal Pró-vida, Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC) e o Juntos pelo Povo (JPP) não apresentaram candidatura no círculo eleitoral regional onde se podem eleger nove deputados.
No Algarve concorrem às eleições 14 forças partidárias, uma vez que, o Portugal Pró-vida, Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC) e o Juntos pelo Povo (JPP) não apresentaram candidatura no círculo eleitoral regional onde se podem eleger nove deputados.
Saiba onde votar
Para saber o seu número de eleitor e onde votar estão disponíveis vários serviços de informação que funcionam em permanência durante o dia de hoje.
No portal da Secretaria de Estado da Administração Interna pode saber o seu número de eleitor através do seu número de cartão do cidadão ou bilhete de identidade e data de nascimento.
A informação indicará ao cidadão o respectivo nome, número de eleitor, a freguesia ou distrito consular a que pertence, o local de voto e a respectiva morada e o n.º da secção de voto que deverá utilizar.
Na falta de acesso ao número de identificação civil poderá fazer uma pesquisa por nome e data de nascimento.
Nestes dois casos a chamada de atenção vai para o preenchimento da data de nascimento que deve ser realizado com indicação do ano seguido de mês e do dia sem espaços ou elementos de separação gráfica como barra ou hífen.
Saber o número de eleitor e onde votar pelo telemóvel
Pode também saber o seu número de eleitor e o local onde deve votar através do telemóvel recorrendo a uma mensagem de texto (SMS).
Neste caso escreva uma mensagem de texto com: RE <espaço> nº identificação civil <espaço> data de nascimento com indicação do ano seguido de mês e do dia sem espaços ou elementos de separação gráfica como barra ou hífen e envie para 3838. (exemplo: RE 1444880 19531007).
Os resultados eleitorais serão apurados a partir das 19 horas, após o encerramento das urnas de voto, e divulgados a partir das 20 horas.