Andreia Silva e João Lopes, alunos do mestrado em Oncobiologia da Universidade do Algarve, e Bruno de Sousa, professor no Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, em Lagoa, foram os grandes vencedores da eliminatória regional do concurso Famelab Portugal 2019, que se realizou no dia 28 de fevereiro, na Universidade do Algarve.
Os alunos do mestrado em Oncobiologia da UAlg centraram-se na temática do cancro, orientando as suas apresentações para os seguintes temas: “Metástases: um inimigo mortal?” e “Cancro, as células rebeldes”.
Andreia Silva tem 22 anos. Licenciou-se em Bioquímica na NOVA e, neste momento, encontra-se a terminar o mestrado em Oncobiologia, na UAlg. João Lopes tem 25 anos e é licenciado em Bioquímica pela Universidade de Aveiro e, atualmente, é também aluno do mestrado em Oncobiologia. De momento está a fazer a sua tese com células estaminais.
“Estatisticamente somos a mesma pessoa!” serviu de mote para a apresentação de Bruno de Sousa, que tem 38 anos e é licenciado em Ensino de Biologia e Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É membro da direção do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, em Lagoa, há oito anos. É autor de manuais escolares e paraescolares, Fullbrighter e, recentemente, investigador na área da inovação educacional.
“Estes três semifinalistas já estão apurados para semifinais, que se realizarão em março. Os vencedores das semifinais ficarão apurados para final nacional do concurso (abril-maio 2019)”, explica a UAlg em comunicado de imprensa.
Todos os finalistas vão participar numa masterclass de comunicação de ciência antes de se apresentarem na grande final nacional. O vencedor da final nacional FameLab Portugal 2019 representará Portugal na final internacional que se realiza no Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, em junho de 2019.
Em Portugal, esta iniciativa é promovida pelo British Council e pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. No Algarve, é uma parceria que conta com a participação dos Centros de Ciência Viva de Lagos, do Algarve e de Tavira e da Universidade do Algarve.
O FameLab é um concurso internacional de comunicação de ciência líder mundial, em que cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os temas científicos mais diversos, recorrendo sobretudo à palavra e ao gesto, sem a ajuda de suporte multimédia. Os concorrentes são julgados pelo conteúdo, clareza e carisma das suas apresentações.
(CM)