A Cooperativa QRER e a Proactivetur / Projecto TASA foram vencedoras da edição do Prémio Nacional de Artesanato 2023 nas categorias “Entidade Privada” e “Investigação”, respetivamente. Na cerimónia de entrega prémios que aconteceu a 25 de novembro, anunciou-se que esta foi a edição que contou com mais candidaturas, ultrapassando uma centena.
Esta distinção acontece de dois em dois anos, por iniciativa do IEFP, e visa distinguir “a excelência do trabalho em seis categorias na área do artesanato”.
A categoria Entidades Privadas premiou o trabalho que a Cooperativa QRER realizou entre 2021 e 2023, na valorização das artes tradicionais algarvias.
Neste período, destaca-se a dinamização de “Cursos de Transmissão de Saberes Mestre-Aprendiz” dedicados ao esparto e à cana, assim como a organização de Residências Criativas ligadas a estas artes e uma outra que aliou o artesanato aos temas da gastronomia tradicional algarvia, promovendo a cocriação entre artesãos, designers e outros especialistas. Estas iniciativas tiveram como objetivo formar novos artesãos, capacitar os já existentes para a criação de peças inovadoras e comercializáveis, com objetivo de revitalizar a profissão do artesão e reforçar a identidade cultural regional.
Este trabalho resulta da participação da QRER em projetos cofinanciados por fundos europeus, designadamente o Magallanes_ICC e o Algarve Craft & Food, os quais tiveram igualmente o apoio dos Municípios de Loulé e Alcoutim e do Aspirante a Geoparque Algarvensis.
O prémio Investigação foi atribuído às autoras Susana Martins e Graça Palma pelo estudo Red Book – Lista das Atividades Artesanais do Algarve. Este trabalho de investigação traduz num formato livro um trabalho de investigação e inventariação realizado no primeiro semestre de 2021 sobre o grau de risco de 26 artes tradicionais do Algarve, envolvendo 174 artesãos, 16 municípios e 4 associações de artesanato da região.
A coordenação do projeto esteve a cargo da Proactivetur/ TASA e foi realizado no âmbito do projeto MAGALLANES_ICC, fazendo parte de umas das atividades da CCDR Algarve enquanto entidade parceira.
O Algarve, os seus artesãos, autores e entidades, são mais uma vez reconhecidos no panorama nacional pelo trabalho que têm vindo a fazer na capacitação, valorização e produção de conhecimento relacionado com as artes tradicionais da região.
Leia também: Nem ambientadores nem velas: use o truque dos hotéis para ter a casa de banho sempre a cheirar bem