O Algarve, o principal destino turístico nacional, participa em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). A partir de amanhã, 15 de Março, e até ao próximo domingo, os visitantes da BTL terão oportunidade de descobrir, no Pavilhão 1 da FIL, os principais atractivos da região algarvia e os seus mais recentes projectos.
Para os cinco dias do certame, o Algarve programou um conjunto de iniciativas e momentos de animação que darão a conhecer ao público e aos profissionais, a diversidade e a riqueza da oferta turística da região, com destaque para o turismo de natureza, desportivo, cultural e a sua gastronomia e vinhos.
Num stand com 600 m2, estarão representados os 16 municípios algarvios e 16 unidades hoteleiras e operadores turísticos que, juntamente com a Região de Turismo do Algarve (RTA), irão promover provas de vinhos, showcookings, degustação de produtos regionais, animação musical, entre outros momentos. No Pavilhão 4 da FIL, a gastronomia do Algarve será representada pela Tasca Algarvia que irá preparar as especialidades mais emblemáticas da cozinha regional.
Os visitantes da principal feira de turismo nacional serão convidados a viver uma experiência única e imersiva nos mais deslumbrantes cenários naturais do Algarve através da visualização de vídeos 360º, com uns óculos especiais de realidade virtual. Enquanto destino kids friendly, o Algarve não poderia deixar de se associar à iniciativa pioneira da BTL – a “Kids Route” -, que convida todas as crianças dos 6 aos 12 anos a descobrir as várias regiões de turismo de Portugal. Neste âmbito, o Algarve apresentará no seu stand duas dramatizações das histórias do livro infantil “Algarve, quem és tu?”, no sábado às 18 horas e no domingo às 16.30.
No dia 16 de Março, pelas 14 horas, a Região de Turismo do Algarve apresentará várias novidades que irão marcar o ano de 2017, nomeadamente a 2.ª edição do programa “365 Algarve”, a 3.ª edição da “Algarve Nature Week”, o projecto Algarve 360º, uma nova App dedicada aos roteiros culturais e ainda algumas surpresas que prometem cativar os visitantes.
“Participar na BTL é sempre uma excelente oportunidade para promover a região no mercado interno, que representa 25 % das dormidas no Algarve. Este ano, para que o Algarve continue a ser o destino turístico preferido dos portugueses, contamos com a participação de todos os municípios algarvios e de um conjunto de empresas no nosso stand”, explica Desidério Silva, presidente da RTA.
Em 2016, o Algarve reafirmou a sua posição de principal destino nacional, registando mais de 18 milhões de dormidas, o que representa um terço da quota nacional.