O Algarve somou mais de 16 milhões de dormidas em estabelecimentos hoteleiros em 2015, um recorde que, uma vez mais, prova a força do sector do Turismo na região e a importância do Algarve como região primordial desta área de actividade no panorama nacional.
Assim, a região renova o foco para 2015 com uma aposta clara de manter o crescimento sustentado dos indicadores económicos do turismo regional e a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o maior certame do sector no país, foi o palco para o Algarve mostrar a força das suas convicções nesta matéria.
O stand do Algarve na BTL acolheu uma vez mais o trade – os operadores privados do sector – e as autarquias lado-a-lado com a anfitriã Região de Turismo do Algarve, que na voz de Desidério Silva faz um balanço “francamente positivo” de mais esta estadia da imagem maior da marca Algarve na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
Para o presidente da Região de Turismo do Algarve, o sector “revela grande dinamismo” e “os números mostram a importância da BTL para o país e, por conseguinte, para a região algarvia”. O responsável recorda que este evento “potencia novos contactos e promove os melhores projectos do destino”.
Concelhos algarvios renovam aposta no sector motor da economia
Os 441 metros quadrados de área do stand do Algarve na BTL acolheram este ano os municípios de Castro Marim, que se apresentou como a terra do “melhor sal do mundo”, levando o tradicional produto castromarinense a dar a conhecer-se ao público nacional e estrangeiro que passou pela FIL.
O município liderado por Francisco Amaral não esqueceu a promoção das belezas naturais e dos Dias Medievais, o maior evento da agenda anual da terra baluarte de fronteira.
Já Loulé mostrou em Lisboa a antevisão do Festival MED, revelando alguns dos nomes do cartaz para a edição deste ano do festival e não deixou os créditos, de ser um dos principais pólos turísticos regionais, por mãos alheias, com a apresentação do projecto Turismo Criativo que inclui o já activo sítio on-line http://loulecriativo.pt/, uma pedrada no charco na forma de apresentar o turismo para quem procura mais do que simples férias e requer para o seu tempo de descanso verdadeiras experiências.
As Terras do Infante, Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, mostram-se de forma articulada, potenciando as mais-valias da proximidade e localização privilegiada dos três concelhos.
Ostras, vinhos, fado, Festival do Perceve, observação de aves, belezas naturais e património de excelência foram algumas das armas utilizadas pelas autarquias do extremo ocidente algarvio para darem voz à sua faceta turística.
Destino rei do algarve apresenta-se polivalente na BTL
A aposta no segmento dos vinhos também marcou a presença do destino rei do turismo algarvio, Albufeira, com o município liderado por Carlos Silva e Sousa a promover a sétima edição da Grande Mostra de Vinhos de Portugal.
A gastronomia marcou também presença com o chefe Michelin, Dieter Koschina, do Vila Joya, a fazer despertar os sentidos para as artes da mestria culinária em plena BTL.
O concelho mostrou a sua pujança nas mais variadas vertentes turísticas e anunciou que o 17º Portugal de lés-a-lés terá partida este ano em Albufeira.
A BTL, que decorreu entre 25 de Fevereiro e 3 de Março, acolheu também a Direcção Regional de Cultura do Algarve, que apresentou aos visitantes do certame as rotas culturais e patrimoniais que podem descobrir num destino que muitos ainda consideram de Sol & Mar.
Há muito mais para desvendar na terra dos segredos que é o Algarve e numa perspectiva integradora de roteiros transnacionais, a Direcção Regional de Cultura aposta forte em dar nota de um Algarve que tem uma herança cultural que importa valorizar enquanto fonte de potencial turístico.
Aposta nos segmentos menos explorados
O Algarve foi à BTL mostrar todas as suas potencialidades turísticas, sobejamente conhecidas, nomeadamente enquanto destino de Sol & Mar e de Golfe, onde os créditos estão absolutamente firmados pelos areais de beleza ímpar e pelos primorosos greens da região.
Mas, mais do que isso, a opção estratégica de muitos concelhos e operadores regionais foi a de se posicionarem quanto a nichos de mercado que têm ainda grandes margens de crescimento no Algarve, por oposição aos ganhos marginais que os segmentos tradicionais só já podem oferecer.
A cultura, a natureza, a descoberta e as experiências pessoais, a par do desporto, da aventura e do desconhecido e surpreendente são as novas agulhas com que se pretende urdir o futuro do turismo regional.
Arte e engenho e uma forte aposta nas valências endógenas da região são o novo santo graal dos estrategas que antevêem na excepção e no incomum o futuro que permita manter a regra do Algarve como primeira linha da oferta turística nacional.
O objectivo está lançado, a estratégia pensada, começa-se a agir e é exactamente aí que o Algarve tem de mostrar a sua capacidade. Afinal saber fazer é também uma arte.