Mas afinal o que é o alojamento local? São considerados estabelecimentos de alojamento local todos aqueles que prestam um conjunto de serviços de alojamento temporário, essencialmente a turistas, mediante remuneração.
O alojamento local é, portanto, uma alternativa de permanência temporária, que veio complementar a oferta que já existia no ramo do alojamento.
É exatamente no âmbito desta temática que está a decorrer hoje, dia 12, na Câmara Municipal de Albufeira, o seminário intitulado “O Futuro do Alojamento Local no Algarve”.
A cerimónia abriu com a vice-presidente da autarquia, Ana Pífaro Dinis, e com o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), Eduardo Miranda, e contou com a participação de Miguel Torres Marques, advogado e assessor jurídico da ALEP, António Nóbrega, chefe de divisão do município e João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve.
Em declarações ao POSTAL, Eduardo Miranda referiu que “a região principal do alojamento local é o Algarve, no entanto, esta forma de alojamento está com um crescimento bastante forte nos grandes centros urbanos (Lisboa e Porto), onde aí era praticamente uma novidade”, sendo que “esta medida está destinada essencialmente a turistas, acabando por ser uma nova forma de acomodação principalmente na área turística. É uma alternativa que vem complementar a tradicional hotelaria.”
As diretrizes deste seminário assentaram precisamente nas novas regras subjacentes ao alojamento local, as principais alterações à lei, bem como as perspectivas do turismo e do alojamento local no Algarve. No passado dia 23 de outubro, entrou em vigor a nova lei do alojamento local. As maiores alterações serão aplicáveis nos estabelecimentos que se instalaram após esta data. Para os que já existiam, houve menos mudanças.
Segundo o Turismo de Portugal, em 2014 haviam 14.127 espaços de alojamento local registados em Portugal, 24.343 em 2015, 35.606 em 2016, 54.503 em 2017 e 77.053 nas vésperas da entrada em vigor da nova lei em outubro de 2018.
O alojamento local é actualmente uma prática em crescimento espalhada pelo país, sendo que “dois terços do alojamento local se situa em zonas de praia”.
A sessão foi uma iniciativa da ALEP, em parceria com a câmara municipal de Albufeira e com o apoio da Região do Turismo do Algarve.
Clique aqui para ver o vídeo de abertura.