O distrito de Faro está hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Quanto à agitação marítima, o IPMA prevê, para a costa algarvia, ondas de sueste com 2 a 2,5 metros até às 00:00 de terça-feira.
De acordo com o IPMA, a depressão ‘Clement’ formou-se durante o dia sexta-feira a noroeste da Península Ibérica e os seus efeitos serão sentidos “essencialmente” no arquipélago da Madeira.O IPMA indica que os efeitos da tempestade vão prolongar-se até quarta-feira.
A vila de Moncarapacho e os arredores foram, esta madrugada, fustigados pelo efeitos das fortes chuvas [ver vídeo de Janete Serrano D.R.]. Algumas casas ficaram parcialmente debaixo de água, impedindo moradores de poderem sair de casa e várias vias rodoviárias inacessíveis ao trânsito
Imagens [D.R.] partilhadas por Henrique Graça, por volta das 4:30 desta noite, em Moncarapacho, na zona alta
Madeira sob aviso laranja devido ao vento e agitação marítima
O arquipélago da Madeira está sob aviso laranja devido à previsão de vento forte e agitação marítima por causa da depressão ‘Clement’.
O aviso laranja para vento forte com rajadas que podem chegar aos 120 quilómetros por hora vai estar em vigor até às 15:00 de hoje passando depois a amarelo até às 15:00 de terça-feira.
Quanto à agitação marítima, estão previstas ondas de sudoeste com cinco a seis metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima, estando o aviso laranja em vigor até às 15:00 de hoje passando depois a aviso amarelo.
O IPMA colocou também o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, podendo ser acompanhados por trovoada até às 00:00 de terça-feira.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
RELACIONADO:
Imagens recentes de Moncarapacho ‘debaixo’ de água
Inundações no Algarve afetam sobretudo Olhão, Loulé, Silves e Albufeira
Zona do Parque Industrial de Loulé encontra-se ‘debaixo’ de água
Algarve em alerta amarelo e as imagens recentes de Tavira ‘debaixo’ de água
– Aviso amarelo para Faro e nove distritos devido à agitação marítima
– Alerta amarelo para Faro e cinco outros distritos do continente
– Chuva inunda totalmente túnel em Olhão
– Túnel de Olhão evita que a água siga pelas avenidas, “algo que poderia ser dramático”
– Inundações em Olhão causaram alguns danos materiais
– Fique a saber os cuidados a ter com a chuva intensa segundo os Serviços de Proteção Civil
– Registadas 53 ocorrências devido ao mau tempo em Olhão
– Mau tempo: Chuva intensa provocou várias inundações no concelho de Olhão
– Inundações em Olhão condicionam trânsito automóvel