Um total de 35 empresas emergentes (‘startups’) participam no evento “Net Me Up” (Liga-me à rede), na quarta-feira, em Albufeira, para apresentarem projetos de apoio ao turismo face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19.
O evento, promovido pela empresa Territórios Criativos com o apoio do Turismo de Portugal, pretende apoiar os projetos e empreendedores com ligação ao turismo, preferencialmente instalados no Algarve e no Baixo Alentejo.
Em nota enviada às redações, a organização adianta que o objetivo é proporcionar aos participantes o acesso a investidores, mentores e parceiros nacionais e internacionais que permitam impulsionar os projetos, ajudando a criar um ecossistema “empreendedor integrado, coeso e único na região”.
De entre os projetos apresentados, um júri vai distinguir três dos seis finalistas, um dos quais com um prémio de dois mil euros.
“As empresas emergentes são fundamentais para enfrentar a realidade criada pela pandemia de covid-19, sendo a sua capacidade de inovação imprescindível para ajudar os negócios turísticos tradicionais a recriarem-se e a ultrapassarem as dificuldades”, refere Luís Martins, dirigente da Territórios Criativos, citado na nota.
Segundo Luís Martins, o evento “visa impulsionar a retoma turística no Algarve e no litoral Alentejano, que viu a sua atividade reduzir-se muito” desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
O dirigente da empresa organizadora perspetiva que “a entrada destas empresas emergentes no turismo algarvio irá torná-lo mais resiliente, mais inovador e, por isso, mais competitivo no mercado europeu”.
O evento “Liga-me à rede” vai decorrer na quarta-feira a bordo de um barco, ao largo de Albufeira, no distrito de Faro, e contará com a intervenção da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, agendada para 17:30.
“É importante a presença da secretária de Estado do Turismo devido à relevância das startups e do empreendedorismo como fontes de criação de emprego e de inovação nas atividades turísticas em Portugal”, afirma Luís Matos Martins, CEO da Territórios Criativos, a empresa de consultadoria e de apoio ao empreendedorismo que organiza o Net Me Up.
“As startups são fundamentais para enfrentar a realidade criada pela pandemia da Covid-19: a sua intrínseca capacidade de inovação é imprescindível para ajudar os negócios turísticos tradicionais a recriarem-se e a ultrapassarem as atuais dificuldades”.
Seis finalistas para três prémios
O Net Me Up é uma iniciativa de pitching & networking promovida pelo Turismo de Portugal e pelos Territórios Criativos, em parceria com a AlgarExperience e a GEN Portugal. Tem por missão apoiar e alavancar empreendedores e startups ligadas ao turismo, preferencialmente instaladas no Baixo Alentejo e Algarve, ainda que o Net Me UP seja aberto a participantes de outras zonas do país, ligando-as a investidores, parceiros, mentores e potenciais clientes.
A bordo do barco da AlgarExperience as startups irão ter momentos de networking, de “inspiring talks” e farão a apresentação dos seus projetos. Serão apurados seis finalistas e, já em terra, estes farão “pitches” de três minutos, seguidos de três minutos para questões a colocar por parte dos membros do júri. De seguida serão entregues três prémios, sendo o primeiro de 2.000€ mais seis meses de incubação nos Territórios Criativos.
“Esperamos multiplicar iniciativas como esta pela região e pelo país”, afirma Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos. “O turismo tem contribuído vivamente para a taxa de natalidade empresarial em Portugal – e assim deve continuar”.