Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Algarve continua em seca hidrológica extrema apesar das últimas chuvas

Chuvas da última semana elevaram as reservas das barragens para 44% da sua capacidade total de armazenamento

20:13 3 Abril, 2024 20:15 3 Abril, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) advertiu esta quarta-feira que o Algarve continua em seca hidrológica extrema, apesar de as chuvas registadas na última semana terem elevado as reservas das barragens para 44% da sua capacidade total de armazenamento.

Após a subida do volume de água disponível nas seis barragens do Algarve, vai voltar-se a avaliar a situação hidrológica e as respetivas projeções para decidir se é possível proceder a um alívio das restrições impostas em fevereiro para fazer frente à seca na região, referiu a APA em comunicado.

Entre as medidas de contingência aplicadas pelo Governo para preservar ao máximo a água disponível no Algarve está a redução do consumo no setor urbano (15%) e na agricultura (25%), setor que já veio defender um alívio das restrições por considerar que o volume de água recolhido com as últimas chuvas permite essa revisão em abril.

“Desde o passado dia 25 de março e em resultado da significativa precipitação verificada, em particular no passado fim de semana em Portugal continental, verificou-se uma recuperação em cerca de 36 hm3 [hectómetros cúbicos] de armazenamento das principais reservas superficiais na região do Algarve, equivalente a 30% de satisfação das necessidades para o abastecimento público, agricultura e turismo”, sublinhou a APA.

Chuvas caídas na semana da Páscoa deixaram as seis barragens com um volume de cerca de 195 hm3

A mesma fonte assinalou que as chuvas caídas na semana da Páscoa deixaram as seis barragens do Algarve – Odelouca, Arade, Funcho e Bravura, no barlavento (oeste), e Beliche e Odeleite, no sotavento (este) – com “um volume de cerca de 195 hm3 (correspondente a 44% da capacidade total de armazenamento)”.

“Face ao período homólogo de 2023, regista-se ainda um défice de aproximadamente 2 hm3 de água armazenada”, ressalvou a APA, advertindo que, “não obstante a recuperação observada, a situação hidrológica da região do Algarve, ainda persiste como a mais preocupante a nível nacional em termos de disponibilidades e ainda em seca hidrológica extrema”.

A APA anunciou que em abril vai fazer “a avaliação da situação hidrológica e respetivas projeções, para determinar a possibilidade de revisão das condicionantes em vigor na região”, mas sem deixar de “continuar a assegurar em cada momento o armazenamento do volume necessário para um ano de abastecimento público nas diferentes origens naturais utilizadas”.

O organismo tutelado pelo Ministério do Ambiente observou também que, a nível nacional, as reservas estão com 89% da sua capacidade total e 56 das 80 albufeiras sujeitas a monitorização têm disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total, enquanto quatro estão abaixo dos 40%.

“Os armazenamentos de março de 2024 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de março (1990/91 a 2022/23), exceto para as bacias do Ave, Mira, Ribeiras do Algarve e Arade”, referiu ainda a APA.

O Algarve está em situação de alerta devido à seca desde 05 de fevereiro, tendo o anterior Governo aprovado um conjunto de medidas de restrição ao consumo, nomeadamente a redução de 15% no setor urbano, incluindo o turismo, e de 25% na agricultura.

A estas medidas somam-se outras como o combate às perdas nas redes de abastecimento, a utilização de água tratada na rega de espaços verdes, ruas e campos de golfe ou a suspensão da atribuição de títulos de utilização de recursos hídricos.

Um dos setores mais afetados pelas restrições ao consumo é o agrícola e os regantes do Algarve já apelaram às entidades oficiais para que aliviem as restrições impostas ao consumo na agricultura devido à seca, após o nível das albufeiras ter subido com as chuvas registadas na Páscoa.

Leia também: Aumento de 25% no volume das barragens algarvias obriga a manter contenção

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve Cultura Ensino

Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro

08:31 8 Setembro, 2026 08:32 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A AAUAlg quer transformar a Receção ao Caloiro num ponto de encontro entre estudantes de diferentes cursos e anos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: mau tempo regressa e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 8 Setembro, 2026 18:23 7 Setembro, 2026 | João Luís

A Luso Meteo prevê uma mudança do tempo, sobretudo no Norte e Centro, com chuva e descida das temperaturas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Algarve

Acidente entre carro e ciclomotor faz um morto em Vila Nova de Cacela

07:21 8 Setembro, 2026 07:24 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Um homem morreu após uma colisão entre um automóvel e um ciclomotor, na tarde desta segunda-feira, em Vila Nova de Cacela

Economia Europe Direct Algarve

Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira

07:54 8 Setembro, 2026 07:54 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A CCDR Algarve promoveu em Tavira um debate sobre novas oportunidades para os produtos regionais sem perder os saberes tradicionais

Casal num stand de automóveis.
Auto Nacional

Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto

14:20 7 Setembro, 2026 14:04 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Está entre os carros mais vendidos em Portugal, mas somou apenas uma matrícula em agosto, depois de dois meses acima das 1.000 unidades

Algarve Ensino Nacional

Falta de professores pesa mais no Algarve, Lisboa e Setúbal

06:58 8 Setembro, 2026 06:58 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve está entre as regiões onde mais faltam professores, numa altura em que permanecem mais de dois mil horários por preencher

Cultura Opinião

Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos

07:30 8 Setembro, 2026 18:52 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos percorre as memórias de Lea Ypi, onde a história de uma família se confunde com a transformação radical da Albânia

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 19:38 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Economia Europa Nacional

Segurança Social avisa: estes pensionistas têm até 15 de setembro para evitar a suspensão da pensão

16:10 7 Setembro, 2026 16:06 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pensionistas portugueses residentes em sete países têm poucos dias para cumprir uma obrigação anual

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí dias ‘mais frios’ e chuva ‘a potes’: mau tempo está mesmo a chegar e estes vão ser os distritos mais afetados

15:30 7 Setembro, 2026 19:57 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma frente fria deverá trazer chuva a várias regiões de Portugal nos próximos dias. A previsão é da Meteored, que antecipa uma mudança significativa do tempo

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve, Cultura, Ensino

Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro

08:31 8 Setembro, 2026 08:32 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A AAUAlg quer transformar a Receção ao Caloiro num ponto de encontro entre estudantes de diferentes cursos e anos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: mau tempo regressa e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 8 Setembro, 2026 18:23 7 Setembro, 2026 | João Luís

A Luso Meteo prevê uma mudança do tempo, sobretudo no Norte e Centro, com chuva e descida das temperaturas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Algarve

Acidente entre carro e ciclomotor faz um morto em Vila Nova de Cacela

07:21 8 Setembro, 2026 07:24 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Um homem morreu após uma colisão entre um automóvel e um ciclomotor, na tarde desta segunda-feira, em Vila Nova de Cacela

Economia, Europe Direct Algarve

Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira

07:54 8 Setembro, 2026 07:54 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A CCDR Algarve promoveu em Tavira um debate sobre novas oportunidades para os produtos regionais sem perder os saberes tradicionais

Casal num stand de automóveis.
Auto, Nacional

Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto

14:20 7 Setembro, 2026 14:04 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Está entre os carros mais vendidos em Portugal, mas somou apenas uma matrícula em agosto, depois de dois meses acima das 1.000 unidades

Algarve, Ensino, Nacional

Falta de professores pesa mais no Algarve, Lisboa e Setúbal

06:58 8 Setembro, 2026 06:58 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve está entre as regiões onde mais faltam professores, numa altura em que permanecem mais de dois mil horários por preencher

Cultura, Opinião

Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos

07:30 8 Setembro, 2026 18:52 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos percorre as memórias de Lea Ypi, onde a história de uma família se confunde com a transformação radical da Albânia

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 19:38 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Economia, Europa, Nacional

Segurança Social avisa: estes pensionistas têm até 15 de setembro para evitar a suspensão da pensão

16:10 7 Setembro, 2026 16:06 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pensionistas portugueses residentes em sete países têm poucos dias para cumprir uma obrigação anual

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí dias ‘mais frios’ e chuva ‘a potes’: mau tempo está mesmo a chegar e estes vão ser os distritos mais afetados

15:30 7 Setembro, 2026 19:57 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma frente fria deverá trazer chuva a várias regiões de Portugal nos próximos dias. A previsão é da Meteored, que antecipa uma mudança significativa do tempo

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro
    Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro
  • Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
    Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
  • Acidente entre carro e ciclomotor faz um morto em Vila Nova de Cacela
    Acidente entre carro e ciclomotor faz um morto em Vila Nova de Cacela
  • Falta de professores pesa mais no Algarve, Lisboa e Setúbal
    Falta de professores pesa mais no Algarve, Lisboa e Setúbal
  • Horóscopo de Maria Helena: saiba o que os astros reservam para o seu signo esta semana
    Horóscopo de Maria Helena: saiba o que os astros reservam para o seu signo esta semana

Opinião

  • Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
    Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
  • Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
    Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
  • Cidades que expulsaram a sombra | Por José Figueiredo Santos
    Cidades que expulsaram a sombra | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
    Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento