O Programa Operacional regional Algarve 2020 está disponível para financiar até 3.800 contratos de trabalho socialmente necessário a realizar pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), com um envelope financeiro de cerca de 8,8 milhões de euros.
A informação foi avançada ontem pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e conta com um apoio do Fundo Social Europeu de sete milhões de euros e com uma comparticipação oriunda do Orçamento de estado de 1,75 milhões de euros.
Recorde-se que integrados no conceito de trabalho socialmente necessário e abrangidos pelo presente incentivo financeiro estão os conhecidos Contrato Emprego Inserção (CEI) e Contrato Emprego Inserção+ (CEI+)”, medidas de apoio à contratação que o IEFp desenvolve na região desde há anos.
A CCDR refere que “promover a empregabilidade de pessoas em situação de desemprego, preservando e melhorando as suas competências socio-profissionais, fomentar o contacto dos desempregados com outros trabalhadores e atividades e satisfazer necessidades sociais ou coletivas, são os objectivos principais da operação”.
Recorde-se que Programa Operacional Regional Algarve, para o período 2014-2020, dispõe de uma dotação de 319 milhões de euros de fundos da UE ( FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e FSE – Fundo Social Europeu).