A partir de dia 1 de novembro, as Aldeias de Crianças SOS lançam a sua nova campanha de natal com o objetivo de relembrar “a importância do apoio de cada um de nós para assegurar que todas as crianças possam continuar a ter uma família e uma infância cheia de boas recordações”.
Com o mote “Qual a tua esperança para este Natal? A minha esperança está em ti!”, as Aldeias de Crianças SOS pretendem continuar a mudar a vida de crianças e jovens que perderam a esperança num futuro melhor.
Apoio para preparativos de Natal, apoio na Educação, apoio psicológico e apoio na alimentação, são as opções disponíveis para que possa fazer o seu donativo e contribuir para que 170 famílias e mais de 400 crianças em Portugal possam ter um natal mais feliz.
As Aldeias de Crianças SOS estimam que 1 em cada 10 crianças em todo o mundo vive sem cuidados parentais. Em Portugal, em 2019, foram comunicadas mais de 43 000 situações de maus tratos à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, sendo a negligência e a violência doméstica, os motivos mais frequentemente assinalados.
Não se conformando com esta realidade, as Aldeias de Crianças SOS trabalham diariamente para que todas estas crianças contem novamente com amor e uma família.
Em Portugal, entre as instituições que prestam acolhimento a crianças que são retiradas às suas famílias biológicas, há algo que diferencia o trabalho que se faz nas Aldeias de Crianças SOS. Este é reconhecido como uma das melhores práticas: por ter um olhar mais individualizado de cuidado e contar com um cuidador de referência num ambiente familiar, o mais próximo possível do contexto de desenvolvimento natural de cada criança.
Em Portugal, a primeira Aldeia SOS foi inaugurada em 1967 e atualmente existem três Aldeias SOS, em Cascais (Bicesse), na Guarda e em Vila Nova de Gaia (Gulpilhares), onde vivem cerca de 100 crianças e jovens. Na área da Prevenção, através do Programa de Fortalecimento Familiar, presente em Oeiras, Guarda e Rio Maior, apoiam mais de 300 crianças e 170 famílias biológicas.
Saiba tudo sobre a campanha de natal das Aldeias de Crianças SOS aqui.
Sobre as Aldeias de Crianças SOS
As Aldeias de Crianças SOS estão presentes em 136 países e apoiam mais de 2 milhões de crianças, jovens e famílias. Integram a ONU desde 1995, como ONG consultiva junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas e já foram nomeadas para o Prémio Nobel da Paz 14 vezes.
Atualmente existem três Aldeias SOS em Portugal, situadas em Bicesse (Cascais), Gulpilhares (V.N.Gaia) e na Guarda, onde acolhem cerca de 100 crianças e o Programa de Fortalecimento Familiar em Rio Maior, Guarda e Oeiras, onde acompanham mais de 300 crianças e 170 famílias.