A aldeia histórica de Cacela Velha é pequena, mas é um dos melhores miradouros com vista para a Ria Formosa. Ali não entram carros, apenas pessoas. Muitos passam por Cacela Velha porque querem aceder à praia que se encontra em frente, mas há quem se desloque à aldeia para viver um dos dias mais marcantes da sua vida, como o casamento, ou simplesmente para almoçar, jantar e apreciar o espaço.
Cacela Velha recebe muitas pessoas diariamente, sobretudo no verão, e, com o passar do tempo, a cal branca usada no revestimento das fachadas vai-se desgastando. Assim sendo, para preservar uma das características que distingue a aldeia, o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e a Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela avançaram com a segunda edição do “Caia-me”.
Uma vez que se tem “perdido o secular hábito dos habitantes manterem e caiarem as suas fachadas e muros comuns”, a iniciativa “Caia-me”, tal como o nome indica, trata-se de uma ação de voluntariado que visa a caiação do espaço público.
A organização do evento explica em comunicado que esta segunda edição surge na sequência do sucesso da primeira, uma vez que as mais de duas dezenas de voluntários “fizeram de Cacela Velha um lugar mais branco, limpo e luminoso”.
A segunda edição do “Caia-me” vai decorrer no sábado, dia 18 de maio, entre as 9h e as 18h. As inscrições estão abertas até ao dia 15 de Maio através do telefone 281 952 600 ou através do email. De salientar que a organização vai oferecer almoço a todos os voluntários.
Leia também: Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve