O município de Alcoutim, representado pelo presidente, Osvaldo dos Santos Gonçalves, e a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS Algarve), representada pelo presidente do Concelho Directivo, João Moura Reis, assinaram no dia 12 de Abril, um protocolo de colaboração que visa melhorar a prestação de cuidados de saúde à população do concelho, designadamente através da Unidade Móvel de Saúde (UMS).
O documento prevê o alargamento dos serviços prestados pela UMS, nomeadamente com a realização de consultas domiciliárias, quer médicas quer de enfermagem, promovidas por profissionais afectos à ARS Algarve, assim como o alargamento do horário dos serviços prestados por esta unidade de saúde.
Osvaldo Gonçalves, presidente da autarquia, garante que o acordo irá permitir “uma melhoria dos serviços de saúde prestados no território do concelho, face às necessidades diagnosticadas”. “O que se pretende é, através da optimização dos recursos humanos, financeiros e materiais, proporcionar aos cidadãos o acesso a serviços de saúde de maior proximidade e qualidade”, acrescenta o autarca.
A UMS está especialmente vocacionada para a prevenção, vigilância de saúde e auxílio na realização de consultas médicas domiciliares programadas pelo médico de família, bem como a prestação de cuidados de enfermagem à população mais idosa e com mais dificuldades de acesso aos serviços de saúde.