A Universidade do Algarve apresentou ontem um novo mestrado em gestão sustentável dos espaços rurais cuja vertente prática vai decorrer no concelho de Alcoutim, explicou à Lusa a directora do mestrado, Carla Antunes.
A formação, que arrancará em Setembro, tem a duração de três semestres e abrange as áreas de planeamento, implementação e controlo de práticas agrícolas sustentáveis; política agrícola, com planeamento e ordenamento do espaço rural; turismo rural e desenvolvimento local.
Alcoutim, concelho do nordeste algarvio, que se depara com graves problemas de desertificação, foi o local escolhido para as sessões presenciais e para a semana de campo deste mestrado, que tem uma forte componente de ‘e-learning’ (ensino à distância através da internet).
“Tentamos que os nossos técnicos consigam ter competências para ordenar o espaço rural e os recursos naturais de forma sustentável e consideramos que é um concelho do interior com carácter rural e com algumas necessidades em termos destas operações de espaço rural”, observou Carla Antunes.
A primeira edição do mestrado lançado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve em parceria com o Instituto Politécnico de Beja está disponível para 20 alunos.
Os requisitos de acesso indicam que o mestrado é dirigido a licenciados nas áreas das Ciências do Ambiente, Ciências Económicas, Ciências Sociais, Arquitectura Paisagista ou áreas afins.
A segunda fase de candidaturas termina a 15 de Julho.
(Agência Lusa)