O município de Alcoutim, em cooperação com a Agência Portuguesa do Ambiente, adoptou medidas de gestão que passam por promover o aumento da frequência das análises microbiológicas da água balnear, passando de mensal para semanal, mantendo o registo executado no ano de 2015.
Os requisitos necessários para garantir, em segurança, a utilização das águas balneares identificadas passam, não só pelos acessos, infraestruturas e segurança das praias, mas cada vez mais pela qualidade da água, que representa assim, não só um factor de saúde, como também um importante indicador de qualidade ambiental e desenvolvimento turístico.
Por todas estas razões, a segurança, monitorização e vigilância da qualidade da água da Praia Fluvial do Pego Fundo é uma preocupação constante do município de Alcoutim, conjuntamente com a Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Algarve.
As amostragens programadas, efectuadas de acordo com as disposições do Decreto-Lei nº 135/2009, de 3 de Junho, republicado pelo Decreto-Lei nº 113/2012, de 23 de Maio, deverão identificar, gerir, monitorizar e classificar a qualidade das águas balneares e prestar informação ao público sobre as mesmas.