O protocolo de colaboração estabelecido entre a Câmara de Alcoutim e a Santa Casa da Misericórdia de Alcoutim para a integração profissional de pessoas portadoras de deficiência num ambiente de trabalho foi aprovado em reunião de câmara.
No protocolo ficou definido que “os munícipes de Alcoutim portadores de deficiência, em idade activa, com receptividade para integrar equipamentos culturais e/ou desportivos da Câmara Municipal podem participar na dinâmica cultural desportiva ou social do concelho, durante um ano”. Para o efeito, a autarquia atribui uma comparticipação de 7 mil e 200 euros à Santa Casa da Misericórdia, proporcionando aos munícipes portadores de deficiência que tenham reunido as condições o apoio para o desenvolvimento do projecto.
Serão promovidas através dos Serviços de Acção Social acções, que visem, entre outros aspectos, referenciar as potencialidades de empregabilidade e mobilidade dos munícipes abrangidos pelo protocolo, assim como, a Santa Casa da Misericórdia proporcionará a formação adequada ao desenvolvimento das acções, e apoio psicossocial na medida do necessário.
Com este protocolo de colaboração a Câmara de Alcoutim pretende “contribuir para a construção de um contexto inclusivo de trabalho, destinado a eliminar barreiras sociais e possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício de funções por parte das pessoas portadoras de deficiência, promovendo a consciencialização da sociedade empresarial para a importância da integração das pessoas com deficiência”.